Artes visuais

Festival Risco! promove atelier online para reflexões e práticas artísticas

Atividades gratuitas acontecem em março, através da plataforma Zoom.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/02/2021 às 14:38
DIVULGAÇÃO
GRATUITO Iniciativas do evento virtual contam com oficinas e sessões de modelo vivo - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A programação online da segunda edição do Festival Risco! Atelier Aberto acontece entre os dias 1º e 31 de março. O evento estimula a reflexão e a prática do desenho com modelos vivos com atividades diárias. O festival conta com quatro oficinas e cinco sessões de desenho com modelagem viva, além de exposição, debate, publicação zine e exibição de vídeos.

Todas as atividades serão realizadas no formato online com acesso gratuito, através da plataforma de videoconferência (Zoom). Os interessados podem acessar a programação e efetuar inscrições gratuitamente no site.

>> França Bonzaion lança a exposição virtual 'Impressão Corporal'

Nesta edição, o festival oferece quatro oportunidades de experimentação e aprendizagem: a oficina Gestão e pesquisa na prática de modelo-vídeo, de 2 a 5 de março, das 14h às 17h, ministrada pela artista e pesquisadora Bruna Rafaella Ferrer; a oficina Fluida forma do corpo, com o artista visual e performer Dante Olivier de 8 a 11 de março, das 9h às 12h; a oficina Performance de modelo vivo, de 16 a 19 de março, das 19h às 22h, com a bailarina e atriz Vi Brasil; e a oficina Modelagem ativa, com a coreógrafa e artista visual Kildery Iara, de 23 a 26 de março, das 19h às 22h. Os interessados podem conferir mais informações no bit.ly/oficinasrisco .

SESSÕES DE MODELO VIVO

A programação do festival contará ainda com cinco encontros para exercitar o desenho a partir da observação de um modelo vivo, através do uso de plataforma de videoconferência (Zoom, disponível gratuitamente). As sessões acontecerão nos dias 01, 08, 15, 22, 29, sempre segundas, às 19h, com a performance de um modelo diferente em cada encontro: Ava Reina Bárbara, Bieu Moura, Jonas Araújo, Renata Caldas e Thango Borges. Não há pré-requisito para participar das sessões.Os interessados já podem se inscrever no link: bit.ly/sessoesrisco.

O festival também contará com uma exposição virtual com curadoria colaborativa com obras criadas durante as sessões. Os desenhos dos participantes serão apresentados no site e perfil do Instagram do Risco!. Um zine (publicação) online também será criado a partir de registros em textos, vídeos e ilustrações do público.

AUDIOVISUAL

As ilustrações criadas pelos participantes do Risco! se transformarão em um um vídeo de animação, que será lançado no dia 29 de março, às 19h. Na mesma noite, haverá sessão de desenho com modelo vídeo, seguida de debate com os participantes do projeto.

No dia 31 de março, um vídeo-registro do Festival com Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) será lançado no Mapa Cultural de Pernambuco, encerrando a programação.

O festival é realizado pelo grupo Risco! Experimental, com incentivo da Lei Aldir Blanc, através de edital lançado pelo Governo de Pernambuco, Secult-PE, Fundarpe. 

 

Comentários

Últimas notícias