Televisão

Animação pernambucana 'Bia Desenha' estreia no canal Futura

Série criada por Neco Tabosa e Kalor Pacheco dá visibilidade a temas sociais pela ótica das crianças

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 06/04/2021 às 5:00
DIVULGAÇÃO
A primeira temporada de 'Bia Desenha' tem 13 episódios com sete minutos cada - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O canal educativo Futura estreou nesta segunda-feira (5) uma nova faixa de conteúdo infantil. Um dos destaques da programação é a animação pernambucana Bia Desenha — criada por Neco Tabosa e Kalor Pacheco —, que vai ao ar nas segundas e quartas-feiras, às 7h.

>> Conheça a história da animação pernambucana 'Mundo Bita'

>> Animação pernambucana contará lendária aventura de jangadeiros nordestinos

>> 'Tom & Jerry: O Filme' leva briga de gato e rato ao cinema

Com 13 episódios de sete minutos, o desenho conta a história dos primos Bia (Júlia Pacheco), 5 anos, e Raul (João Pedro Castro), 6, que dividem o mesmo quintal. Ali, seus encontros depois da escola, para brincar e desenhar, se transformam em grandes aventuras.

A série estimula a comunicação em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.

"Bia Desenha começou a ser escrita no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, e ganhou corpo no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, no Centro Cultural A casa de DonArlinda. Eu e Kalor Pacheco trabalhamos os conceitos para concorrer a um edital público que não existe mais, o Prodav/TVs Públicas", relembrou o diretor Neco Tabosa para o Jornal do Commercio. "Fomos roteiristas que usaram as vivências para dar alma às dinâmicas entre duas crianças e dois adultos, um grupo que forma uma dentre as mais variadas formas de tradicionalismo afroameríndio das famílias brasileiras", completa.

O realizador explanou a importância de dar esse protagonismo para famílias diferentes em Bia Desenha: "Sem pluralidade e inclusão não tem Brasil, né? Diversificar sem incluir ou pensar em produção artística sem uma inovação que bata cabeça para as culturas originárias não faz existir uma cultura, um audiovisual ou uma televisão pública de verdade".

Tabosa também detalhou como nasce um episódio da animação: "Existe uma lenda de que uma equipe de animação bem dirigida, com saúde, bem alimentada, sindicalizada, paga em dia e com toda a produção da arte adiantada, consegue animar seis segundos por dia. Aqui no Nordeste do Brasil ainda não vi acontecer. Dito isso, te conto que leva tempo, viu? Pra fazer os 13 episódios de Bia Desenha, foram consumidos uns bons 18 meses com direito a direção remota de animação e terceirização de estúdios de animação".

Sobre o mercado de animação em Pernambucano, o diretor analisa com positividade. "O maior sucesso de marca brasileira dos últimos tempos é nascido e criado na Ilha do Leite, com os personagens de Chaps Melo [o Mundo Bita]. Esse estado tem a pachorra de ter um estúdio de animação entregando dois longa-metragens ao mesmo tempo: Além da Lenda e Jangadeiros da São Pedro (nesse último projeto eu também assino o roteiro e direção), com estreias previstas para 2021. Uma produtora bem pequeninha como a que tenho com Tarsila Tavares, a Voragem Produções pode se dar ao luxo de acessar o Funcultura Audiovisual e ousar fazer a primeira adaptação autorizada pela editora alemã – a Surkhamp Verlag – de um conto de Bertolt Brecht e estar atualmente na pré-produção do curta de animação Se Os Tubarões Fossem Homens. Vá por mim, não é pouco", declara. 

Além do canal Futura, a temporada completa de Bia Desenha também está disponível com acesso gratuito via streaming pelo Globoplay e Canais Globo.

VEJA A CHAMADA DE 'BIA DESENHA':

Comentários

Últimas notícias