Audiovisual

Emisandra Helena lança o curta-metragem '1/4', nesta segunda-feira (12)

Projeto foi criado a partir de memórias pessoais de mulheres internas em hospital psiquiátrico de Natal

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 12/04/2021 às 13:36 | Atualizado em 12/04/2021 às 14:26
Notícia
X

A artista Emisandra Helena estreia, nesta segunda-feira (12), às 20h, o curta-metragem 1/4. O trabalho, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, é uma obra de teatro audiovisual e foi construído a partir das memórias pessoais de mulheres internas do Hospital Psiquiátrico Doutor João Machado (Natal/RN). O vídeo aborda questões como solidão da mulher negra, loucura, pandemia e criação artística na contemporaneidade.

O trabalho teve como base o projeto desAMPARO, realizado em 2017 pelo Cruor Arte Contemporânea, coligação de estudantes e artistas pesquisadores que trabalha com arte e cultura numa perspectiva pós-dramática, do qual a atriz faz parte. Ao longo dos 18 minutos do curta-metragem, a atriz interpreta as experiências vivenciadas no referido hospital. Além desta base de pesquisa, 1/4 tem inspiração na obra teatral A Mulher Barbada, de João Victor Miranda.

A proposta inicial da dramaturgia surge dentro de um hospital e, agora, toma um casarão do início do século 20, encravado na Rua Chile, Ribeira, bairro antigo da zona portuária potiguar. O curta-metragem foi todo filmado na casa do poeta Ferreira Itajubá, hoje chamada “Casa do Poeta – Arte e Cultura”.

A direção da obra é do ator e diretor pernambucano Marconi Bispo, que em seu trabalho também pauta questões ligadas às experiências dos artistas negros no Brasil.

O vídeo terá sua primeira exibição no canal de Emisandra Helena no Youtube. O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Tags

Autor