Mãe de Gilberto

Violência doméstica, carinho do povo e vida de influenciadora: a história de dona Jacira, a mainha de Gil do Vigor, do BBB21

Pernambucana se transformou em influenciadora digital e quer investir em canal no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 27/05/2021 às 15:33 | Atualizado em 27/05/2021 às 20:08
Notícia
X

Durante sua marcante passagem pelo Big Brother Brasil, Gilberto Nogueira tanto falou de sua mãe, Jacira Santana, que ela se tornou quase uma participante honorária do reality show. Todo mundo queria saber de "mainha", como é chamada por Gil do Vigor, e, pelas redes sociais dela, o público logo se conectou com sua personalidade carismática e forte, como a de seu filho. Durante o programa, mas para além de ele, Jacira transformou-se em algo que nunca sonhou: uma celebridade.

Atualmente com cerca de 429 mil seguidores no Instagram, Jacira é uma influenciadora digital em crescimento. Disputada por várias marcas, a pernambucana diz que ainda está se adaptando à nova realidade, adora o carinho dos fãs e afirma estar se preparando para dar novos passos na carreira.

"Estou virada (risos). Empresa grande me querendo. O problema agora está sendo tão sério que estou precisando de uma empresa para cuidar [da carreira]. Eu e meus amigos que me ajudam com as minhas redes sociais, não sabemos essas questões de valores", contou. "As pessoas falam comigo na rua, parece que são meus amigos, e eu fico muito emocionada. Eu gosto do povo. Só não estou mais feliz porque não posso abraçar e beijar por conta da pandemia."

Estudante de gastronomia, Dona Jacira já fez propagandas para várias marcas ligadas à alimentação e planeja para breve uma nova empreitada: virar youtuber. Um canal na plataforma deve ser aberto em breve e contará com vídeos semanais nos quais ela ensinará receitas.

"Já consegui um espaço legal, agora falta só montar. Pretendo fazer duas receitas por semana, ensinando sobre reaproveitamento de alimentos e minhas receitas que gosto. Pretendo muito trabalhar com taioba. Inclusive, aqui em Paulista tem uma plantação enorme e vou ver como faço para poder colher umas taiobas boas para fazer altos pratos com ela, que é ótima para o organismo. Pratos diferentes, saudáveis, mas práticos, porque sou muito rápida na cozinha. Sem pantim, simples e rápido", adiantou, animada. 

Mesmo com todo o sucesso, Jacira não tem planos, por enquanto, de se mudar. Ela pretende continuar no Janga, onde vive. Já o futuro endereço do filho ainda é uma incógnita. Segundo Jacira, até o momento Gil pretende realizar o phD em Economia nos Estados Unidos. A agenda do filho no Brasil, porém, também deve se tornar puxada, já que ele foi contratado pela Globo. Por isso, ela não descarta uma mudança dele para São Paulo.

O bom momento na vida trouxe não só mudanças na realidade financeira, mas também transformações na dinâmica familiar. Além de Gilberto, Jacira é mãe de Janielly e Juliana, e afirma que vive um momento único na relação com os filhos.

"É muita mudança em todos os sentidos. Hoje a gente não pode postar qualquer besteira na internet. Hoje as coisas aqui em casa estão melhores. A alimentação, minha casa. Minhas filhas estão vivendo mais tranquilas. E, para mim, o mais importante, é que a união entre eu e meus filhos parece que dobrou. Eu sou muito braba, mas estou mais consciente das coisas, menos braba com meus filhos. Estou tentando entender cada um. Além disso, as pessoas hoje me enxergam", reforçou.

Empoderamento

A personalidade forte de Jacira Santana foi construída a duras penas. A pernambucana conta que começou a se engajar na militância contra as opressões, como a defesa das mulheres e da comunidade LGBT, após tomar consciência que ela própria estava sendo vítima não só de violência física, como também emocional praticadas por seu ex-marido.

"Eu fui violentada física e emocionalmente pelo meu marido. Eu não entendia isso [a violência psicológica]. Ele rasgava meus documentos, minhas fotos, dizia que se eu o deixasse ia me matar, eu não podia ter amizades, nem me aproximar da minha família. Eu vim saber sobre essas questões nos movimentos sociais, quando me separei e mudei para São Paulo, para onde fui em 1995. Na volta para Pernambuco, em 1999, comecei atuando em movimentos sociais. Mas a gente não tinha visibilidade porque a gente vinha de comunidade pobre", lembrou.

Essa disposição para a ação social e conscientização chamou a atenção de forças políticas, após a exposição que Jacira ganhou com a participação de Gil no BBB21. Tanto que surgiram rumores de que ela se filiaria ao PSB e sairia candidata a deputada estadual, suposição que foi inflamada após ela visitar a sede do partido, segunda-feira (24). Jacira, no entanto, negou qualquer pretensão política, reforçando que sua atuação é enquanto cidadã engajada.

"Eu já militei e acompanhei alguns partidos, como o PT, o PSB, de Miguel Arraes. Acho que nós, como cidadãos, precisamos, sim acompanhar a política. Porque tudo, infelizmente, gira em torno dela. Eu como cidadão que morou em comunidades pobres, em Jaboatão e no Janga, sei o quanto a política é importante para lascar ou levantar", pontuou. Sempre fui de esquerda. Sempre defendi as mesmas coisas que eles falavam e eu me identificava."

Famosos

Quando Gilberto, que terminou o BBB21 em quarto lugar, ainda estava confinado, a agenda de Jacira Santana já era cheia. Ela participou de atrações da Rede Globo, como o Mais Você, com Ana Maria Braga, e o Encontro com Fátima Bernardes, e recebeu o carinho das duas apresentadoras que expressaram sua admiração pela pernambucana.

Mas elas não foram as únicas: ainda durante o reality, Fábio Jr, pai de Fiuk, um dos melhores amigos de Gil no programa, mandou um beijo para "mainha". Empolgada, ela respondeu com um vídeo cheio de energia no Instagram. 

Os ex-BBBs também fizeram a festa quando encontraram com Jacira no hotel onde ficaram confinados para a final do programa, no Rio de Janeiro. Nomes como Rodolffo e Sarah gravaram vídeos com a influenciadora digital. Karol Conká também contou, durante o programa de reunião dos brothers, que Jacira foi até seu quarto conversar. Jacira conta que muitos famosos já entraram em contato com ela, como Deborah Secco, mas uma em particular a fez tremer de emoção: Xuxa.

A Rainha dos Baixinhos, que é fã de Gil do Vigor e inclusive escreve a orelha do livro do pernambucano, que será lançado em junho, mandou mensagem para Jacira e expressou seu carinho por ela.

"Xuxa falou de mim, minha Xuxinha que eu amo! Fiquei toda me tremendo. Ela entrou em contato diretamente no meu celular, quase que eu tenho um ataque. Fiquei toda me tremendo. Tem um bocado de famosos que fala comigo, mas ela, jamais na minha vida imaginaria falar com ela. Ela me chamou de Jaci, me mandou um 'zap'", confidenciou.

Tags

Autor