Eleições 2022

Mãe do ex-BBB Gil do Vigor visita o PSB para "estreitar os laços"

De acordo com Sileno Guedes, o encontro com a mãe de Gil do Vigor, serviu para "estreitar ainda mais os laços políticos e debater sobre uma política igualitária, participativa e para todos e todas"

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 24/05/2021 às 20:33 | Atualizado em 24/05/2021 às 20:43
Notícia
X

Mãe do economista Gil do Vigor, quarto colocado na edição 2021 do Big Brother Brasil, Jacira Santa esteve na sede do PSB de Pernambuco, nesta segunda-feira (24). Ela foi recepcionada pelo presidente estadual do partido, Sileno Guedes, e esteve acompanhada da deputada estadual pelo PSB, Simone Santana. De acordo com informações do Blog de Jamildo, Jacira estaria sendo cotada pelos socialistas, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe) nas eleições de 2022. 

"Foi um grande prazer receber hoje na sede do @psbpernambuco, Jacira Santana, mãe do pernambucano Gil do vigor , a deputada Simone Santana e a secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires, para estreitar ainda mais os laços políticos e debater sobre uma política igualitária, participativa e para todos e todas", declarouSileno, em publicação no seu Instagram. Na ocasião, a mãe de Gil do Vigor recebeu das mãos do dirigente dois livros. O primeiro é a 'Saudade do Futuro', que foi lançado após a morte do ex-governador Eduardo Campos, e conta a trajetória do líder socialista. O outro exemplar foi em comemoração aos 70 anos da sigla, 'História do PSB, celebrado em 2016.

Nos bastidores, o movimento para a filiação de Jacira tenha ganhado força. "Fiquei muito feliz em recebê-la. Jacira é engajada nos movimentos políticos há muitos anos. Conversamos sobre os governos do PSB em Pernambuco. Gil mostrou ao Brasil a história de uma mulher, que como tantas outras pernambucanas e brasileiras, lutam pela vida e contra os preconceitos. Como ela mesmo disse, sua vitória veio pela educação.", afirmou Sileno Guedes, ao JC.

Reponsável pela articulação do encontro na sede do PSB, a deputada Simone Santana afirma que tem uma amizade de 15 anos com Jacira. "Ela sempre caminhou alinhada conosco na política. Tanto o PSB quanto ela mostraram interesse em uma aproximação, e por isso providenciamos esta visita à sede do partido nesta tarde para discutir sobretudo políticas públicas para as mulheres", declarou a parlamentar à reportagem.

"Tenho certeza de que milhares de brasileiras se reconheceram na história de Jacira. Experiências de vida como essas só agregam à política, que não pode de maneira alguma se distanciar da realidade da população", complementou Simone.

 

Após sua passagem pelo reality show, alcançando o quarto lugar do programa da TV Globo, Gil do Vigor recebeu homenagens não apenas da Prefeitura de Paulista, cidade onde residia antes de participar do BBB, mas também do Governo de Pernambuco. No dia 10 de maio, o economista foi recebido pessoalmente, no Palácio do Campo das Princesas,  pelo governador Paulo Câmara (PSB), ao lado da primeira-dama Ana Luiza Câmara. " “É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública. Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado”, afirmou o governador, após o encontro. 

“Hoje recebi uma homenagem vigorosa do Governo do Estado de Pernambuco como forma de reconhecimento pela minha defesa da educação pública de qualidade social. Eu sempre falo da importância da educação, pois é algo que tive que batalhar muito e sei que sem educação temos cada vez menos oportunidades de vencer na vida. Educação para todos”, escreveu Gilberto Nogueira, em suas redes sociais. Ele estava acompanhado da sua mãe, Jacira Santana.

O Prefeito do Recife João Campos (PSB), também já fez declarações enaltecendo a trajetória do ex-BBB, afirmando que continuará torcendo pelo economista que sempre levantou a bandeira da Educação no programa. "A defesa que ele faz sobre como o ensino pode ajudar alguém a quebrar muros e se libertar de limites impostos pela desigualdade social é baseada no relato da transformação que a educação causou e causa em sua própria vida", afirmou Campos. Ele também citou as bolsas de estudos que o ex-BBB conquistou para fazer pós-doutorado nos Estados Unidos (EUA). "De quebra, influenciou a própria família e milhares de brasileiras e brasileiros a se dedicarem aos estudos, a confiarem no poder da educação. Que o seu exemplo possa se multiplicar. Como bom pernambucano, estava torcendo por ele no BBB. Agora, sigo torcendo na vida", concluiu o o prefeito do Recife.

COMENDA

Em sua passagem por Pernambuco, no dia 8 de maio,  o ex-BBB e economista Gilberto Nogueira, conhecido nacionalmente como Gil do Vigor, recebeu a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, a mais alta honraria do município de Paulista. Gil, que estava acompanhado de sua mãe, Jacira Santana, também recebeu o título de Cidadão Paulistense, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. O pernambucano é natural de Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana do Recife, mas residia no bairro do Janga, em Paulista, antes de entrar no reality show.

Segundo o Executivo, a homenagem a Gil do Vigor, foi motivada pela promoção do município feita pelo doutorando em diversos momentos do programa. Ele citou situações cotidianas vivenciadas no bairro do Janga e em Manepá.“Aqui ninguém é diferente, acho que todo mundo tem trajetórias, conquistas e lutas. Então assim, eu só quis falar do povo. Tem muita gente que sofre e que batalha, porque é muito difícil”, declarou Gil em seu discurso de agradecimento. “É muito errado eu ter quer correr mais para chegar a algum lugar ou ter que correr menos, aqui a corrida e caminhada tem que ser igual para todos. Por que para mim e para alguns tem que ser tão difícil? Pegar Barro/Macaxeira ou Rio Doce/CDU, só quem passa sabe”, afirmou o economista, durante a solenidade.

Tags

Autor