Religião

Canonização de Dom Helder: Cepe imprime acervo para o Vaticano

Os documentos pertencem ao IDHeC e serão analisados no processo de canonização do religioso

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 01/06/2021 às 12:41 | Atualizado em 01/06/2021 às 22:52
Notícia
X

Conhecido por sua luta em defesa dos direitos humanos, dom Helder Câmara (1909-1999) é uma das figuras religiosas e políticas mais importantes da segunda metade do século 20 no Brasil. Agora, a pedido do Vaticano, vários documentos seus, publicados e não publicados, serão enviados à Itália, ainda este ano, para auxiliar o processo de canonização do arcebispo emérito de Olinda e Recife.

O material, que está sob os cuidados do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), está sendo impresso pela Companhia Editora de Pernambuco. São cinco coleções que congregam cartas circulares, programas de rádio, discursos, correspondências e hemeroteca. Grande parte desse arquivo foi digitalizado pela Cepe há três anos e encontra-se disponível para leitura no site do Acervo Cepe (acervocepe.com.br).


A remessa da papelada atende a uma solicitação da Congregação das Causas dos Santos, em Roma, onde o material será analisado para posterior emissão de decreto de validade jurídica. O IDHeC selecionou e diagramou para impressão 52.800 imagens, entre 91.627 já digitalizadas pela Cepe, de acordo com Vanuzia Brito, bibliotecária do instituto.

O Vaticano vai receber documentos com a assinatura de dom Helder e outros que indiquem a autoria dele de alguma forma, como pontuou a bibliotecária Vanuzia Brito. A hemeroteca não contém escritos do arcebispo emérito, mas reúne recortes de jornais, revistas e boletins com matérias que citam o nome do religioso.

Postulador da causa da canonização de dom Helder, o frade capuchinho Jociel Gomes disse que a documentação seguirá para o Vaticano pelo malote diplomático da Nunciatura Apostólica, sediada em Brasília.

Tags

Autor