Crítica

'Como é que a gente deixou o Bolsonaro ser eleito presidente?', questiona Leandra Leal no Altas Horas

Atriz apontou atitudes preconceituosas do presidente e fez um apelo para que a população vote com consciência em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 27/06/2021 às 13:48 | Atualizado em 27/06/2021 às 13:48
Notícia
X

Uma fala da atriz Leandra Leal criticando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante o programa Altas Horas do último sábado (26) ganhou as redes sociais e tem causado grande repercussão. A artista de 38 anos, que está no ar atualmente na reprise da novela Império, na Rede Globo, questionou como a sociedade brasileira pôde eleger um presidente que enquanto deputado teve uma série de atitudes preconceituosas e, ainda hoje, demonstra "desprezo" e "falta de empatia" pelas pessoas.

"Acho que tem uma autocrítica que toda a sociedade tem que fazer agora: como é que a gente deixou o Bolsonaro ser eleito presidente? Como? Ele já falava sobre preconceito, ele já destilava o seu ódio, ela já falava sobre homofobia, ele já espalhava fake news. Não foi uma escolha difícil. Quem se permitiu achar que era uma escolha difícil relativizou o preconceito, relativizou a homofobia, relativizou o racismo, porque tudo isso estava na fala dele. O desprezo que ele tem pelas pessoas agora, a falta de empatia, como ele imita uma pessoa faltando ar, ele já tinha isso no seu discurso, ele já tinha isso na sua prática", afirmou Leandra.

>> Menção a Ricardo Barros repercute na cúpula da CPI da Covid; 'grande pergunta do dia', diz Renan

>> Lula bate Bolsonaro também entre evangélicos, base eleitoral do presidente em 2018, mostra pesquisa

>> Precisamos (parar de...) falar (tudo...) sobre Jair Bolsonaro

>> Avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro chega a 50%, diz pesquisa XP-Ipespe

A atriz também fez um apelo para que a população, nas eleições de 2022, fique atenta às falas e ao histórico dos seus candidatos, votando com consciência. "A gente não pode, nas eleições do ano que vem, ficar desatento a isso, achar que 'não, isso é piada'. Não é piada. Preconceito não é piada, é sério. Olha o que a gente está passando. A gente está passando por uma pandemia, mas tem inúmeras outras injustiças que a gente pode continuar passando no nosso país. E eu espero muito que essa seja uma lição desse momento. Todos nós precisamos votar com consciência, ouvindo, escutando o que aquela pessoa que está candidata àquele cargo está dizendo", pontuou.

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, veículos de imprensa, políticos, artistas e várias outras pessoas compartilharam o vídeo com a fala de Leandra. Confira abaixo a repercussão:


Tags

Autor