Audiovisual

'A Outra Máscara': Documentário registra o primeiro carnaval sem os Papangus de Bezerros

Produção dirigida pelo jornalista Rodrigo Asfora estreia na próxima segunda-feira (2/8), na TV Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 29/07/2021 às 18:48
Notícia
X

A TV Pernambuco exibe, na próxima segunda-feira (2/8) às 19h30, o curta A Outra Máscara. Dirigido pelo jornalista Rodrigo Asfora, a produção narra o drama de moradores, comerciantes e artesãos que pela primeira vez não puderam lucrar com a festa mais esperada por todos os bezerrenses, o tradicional desfile dos papangus durante o domingo de carnaval, que reúne milhares de turistas de todos os cantos do país. Por conta da pandemia da Covid-19, as máscaras desse personagem icônico, alegre e misterioso deram lugar às máscaras de proteção contra o novo coronavírus.

>> Documentário conta a história de trigêmeos separados no nascimento que se reencontraram por acaso

>> Documentário investiga se filho de Angelina Jolie e Brad Pitt foi roubado de pais biológicos

>> MC Metal expõe vida no mundo das drogas em documentário biográfico

A equipe do documentário esteve em Bezerros, no agreste de Pernambuco, em janeiro de 2021, um mês antes do carnaval para mostrar o clima na cidade conhecida como a “Terra dos Papangus”. A igreja principal ainda estava com a decoração do Natal passado. Também não havia ornamentação nas ruas, praças e casas que costumavam ficar enfeitadas e coloridas nesta época do ano. Uma cidade triste e sem vida, segundo relatos de moradores, comerciantes e artesãos.

Muitos desses artistas que vivem a cultura do papangu o ano inteiro, com venda de máscaras, adereços e souvenirs, tiveram que mudar de ofício para sobreviver. Alguns entraram em depressão e com a falta dos compradores fecharam o ateliê. Um dos personagens principais do filme é também Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mestre Lula Vassoureiro reabriu seu ateliê depois de seis meses fechado para receber a equipe de filmagem.

O documentário A Outra Máscara também acompanhou o domingo de carnaval, dia que deveria acontecer o desfile dos papangus pelas ruas de Bezerros levando alegria e irreverência a moradores e turistas. Barreiras sanitárias foram montadas pela prefeitura e a fiscalização foi intensificada para evitar aglomerações.

Com duração de 30 minutos, o filme mostra também a forte relação do bezerrense com a figura do papangu imortalizado em praças, ateliês e museu da cidade e também nas lembranças dos moradores que já estão em contagem regressiva para o carnaval de 2022.

O curta A Outra Máscara tem incentivo da Lei Aldir Blanc e foi realizado pela Asfora Filmes, com direção e roteiro de Rodrigo Asfora e produção executiva de Taís Cintra, além de um rico acervo de imagens da Fundaj e da TV Jornal Caruaru.

VEJA O CARTAZ DO FILME:

Tags

Autor