LITERATURA

Ed Wanderley lança 'Sonhos Cariocas', livro de contos que desafia o limite tradicional da realidade

Segundo o pernambucano, a obra é um escapismo momentâneo, através da literatura, das duras crises econômica e sanitária enfrentadas pelos brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 24/09/2021 às 12:09 | Atualizado em 24/09/2021 às 12:11
Notícia
X

O jornalista e escritor Ed Wanderley lança neste sábado (25), na data em que se comemora o Dia do Sonho, o livro de contos “Sonhos Cariocas”. Segundo o pernambucano, a obra é um escapismo momentâneo, através da literatura, das duras crises econômica e sanitária enfrentadas pelos brasileiros. As histórias abordadas nos contos passam pelos gêneros de comédia, ficção científica e drama, além de desafiarem o “limite tradicional da realidade”.

>> Ed Wanderley lança 'Diário de um gordo (em dieta)', uma coletânea de desventuras gastronômicas pelo Nordeste

A curiosidade sobre o lugar onde as nossas mentes nos leva coloca há séculos o assunto em pauta nas pesquisas científicas e sociais. Desde “A interpretação dos sonhos”, livro de Freud, publicado em 1899, a “Sonhos Confinados: O Que Sonham os Brasileiros em Tempos de Pandemia”, obra lançada em 2020, a literatura se faz presente na abordagem do tema para compreensão da natureza humana. “E por que não abordar o assunto no campo do entretenimento?”, propõe Ed Wanderley.

O jornalista explica que todos os contos foram escritos durante a pandemia da covid-19. “O projeto nasceu, literalmente, a partir de um sonho que tive nesse período. Nele, nove histórias misturam as diferentes conotações da palavra sonho, desde o almejar e da manifestação do sono REM até o doce de padaria”, afirma.

Mesmo sendo um pernambucano residente em São Paulo, Ed Wanderley garante que a “naturalidade” do projeto, que evoca o Rio de Janeiro, se explica na síntese da cidade carioca como a terra dos sonhadores. Ele faz o paralelo com os EUA, sobre o qual se constrói a ideia de trabalho e possibilidades em Nova York, enquanto a terra dos sonhadores, do estrelato, seria a Califórnia.

“No Brasil, a equivalência seria a vocação prática do trabalho que São Paulo inspira e o espírito bon vivant carioca, evocado por poetas e compositores. Busca-se trabalho e sucesso no Rio, mas a inspiração é a do aproveitar a vida e as belezas naturais; por isso, acho que não há nada mais sonhador e brasileiro que o espírito carioca”, declara.

Lançamento

 

Divulgação/Ed Wanderley
E-book "Sonhos Cariocas". - Divulgação/Ed Wanderley

A obra “Sonhos Cariocas” está em pré-venda na Amazon pelo formato em e-books. O livro físico, de 192 páginas, pode ser encomendado no site do escritor (edwanderley.com), ao preço de lançamento de R$ 32,90.

Tags

Autor