As imagens do primeiro show de Alceu Valença no Recife desde chegada da pandemia
Evento aconteceu na noite desse sábado no Classic Hall, em Olinda. Para entrar, público devia estar vacinado com as duas doses ou com uma, desde que fizesse teste
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Alceu Valença subiu ao palco do Classic Hall, em Olinda, como nunca antes na noite desse sábado, 2 de outubro. O dia ficará marcado como o primeiro show do pernambucano após longo hiato necessário durante a pandemia da covid-19, que por ainda não ter cessado promoveu a adoção de cuidados sanitários na apresentação. Mas apesar das máscaras nos rostos, do distanciamento, da comprovação da vacinação e dos testes feitos na hora, o público não desanimou: "o clima foi de comemoração por termos sobrevivido", contou uma espectadora ao JC.
"Estava um clima massa, de que a gente sobreviveu, chegamos aqui, estamos vacinados. Não imaginei que fosse ser tão incrível. O sentimento é de que virão outros, de que a gente está passando por essa pandemia e de que virão outras oportunidades de reencontrar nossos amigos e outras pessoas mesmo com todas as medidas", disse a jornalista Mariana Layme, que conferiu o show de perto.
A todo momento, Alceu - empolgado com o retorno - lembrava o público da importância da imunização - que até agora é a única medida distribuída e comprovada como eficaz para que o mundo ultrapasse os difíceis momentos da pandemia. Todos os clássicos também foram cantados, como Anunciação, Morena Tropicana e La Belle de Jour. Quem abriu o show foi Geraldinho Lins.
"Diante do momento que estamos, poder ir pra um show é quase como reviver", afirmou a estilista Carol Falcão. "A energia foi de epifania! De todos, de Alceu aos convidados. Foi muito emocionante. Alceu está mais jovem como nunca, cheio de energia. Quando ele colocou o fraque de paetês e o chapéu alto, e puxou o frevo foi o ápice!", contou.
Para participar do evento, o uso de máscaras foi obrigatório e será preciso estar com a vacinação completa (duas doses ou dose única). Além disso, a casa funcionará com capacidade reduzida – 16% da sua capacidade total - e seguirá todos os protocolos, como o uso de álcool gel para higienização, o controle de fluxo de entrada e saída dessas pessoas e o distanciamento entre as mesas e camarotes. O acesso ao evento foi feito através da tecnologia Passe Seguro, do Governo do Estado.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico Ana Paula Vilaça, a avaliação do show foi "bem positiva". "Teve cumprimento dos protocolos sanitários por parte da organização do evento e um público bastante entusiasmado com a retomada. Ainda, além da movimentação econômica de uma cadeia produtiva, destaque para o artista Alceu Valença ter reforçado a importância da vacinação", disse.
Segundo Carol, os protocolos foram "super rígidos". "Um dia antes recebemos uma ligação falando do que precisava para poder entrar: certificado das duas doses da vacina; e se tivesse só a primeira dose, teria que fazer o PCR ou teste de sangue 48h antes. Na entrada do evento tudo estava muito organizado. Todo mundo estava nas mesas sentados. As mesas estavam todas ocupadas, mas tinha distanciamento entre elas, foi muito tranquilo", relatou.
A reportagem do JC entrou em contato com o Procon-PE, que ficou encarregado de fiscalizar o evento, para obter um posicionamento sobre ele, mas ainda não obteve resposta.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.