Festa

"Estamos preparados para fazer o melhor Carnaval", diz prefeito de Olinda sobre a festa de 2022

Apesar disto, Professor Lupércio condicionou realização da festa à situação da pandemia da covid-19

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio, Ana Maria Miranda

Publicado em 06/10/2021 às 10:53 | Atualizado em 06/10/2021 às 16:16
Notícia
X

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou nesta quarta-feira (6) que a cidade está preparada para a realização do Carnaval 2022. "Estamos preparados para fazer o melhor Carnaval, porém, mais do que nunca, a gente está acompanhando todo esse momento, essa movimentação da pandemia, estamos aqui nessa fase [de vacinação] de 12 a 17 anos, sem comorbidades. Estamos com várias frentes na cidade com o enfrentamento da covid-19. Estamos startando todo o processo de licitação como se realmente fosse fazer o Carnaval (...) Não tenha dúvidas de que, se tudo ocorrer como a gente espera, vai, sim, ter o Carnaval", afirmou.

O gestor, portanto, condicionou a realização da festa ao controle da pandemia da covid-19. "Temos um núcleo que cuida exclusivamente do Carnaval aqui da cidade de Olinda, que é um dos maiores carnavais do Brasil. Estamos preparados, mas estamos acompanhando essa questão da fase da pandemia, evidente que vamos estar alinhados com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado e, mais do que nunca, com a Secretaria de Saúde de Olinda, que vem fazendo esse trabalho aqui na cidade", disse, ressaltando que a cidade também está preparada para o réveillon.

A fala aconteceu durante coletiva de imprensa convocada pela administração olindense para apresentar o plano de ações para o turismo na cidade, batizado de "Vamos Olindar". Por isso, havia a expectativa de que fosse informada uma posição da prefeitura sobre a realização da Festa de Momo nas ladeiras de Olinda.

Além do Professor Lupércio, participaram do encontro o vice-prefeito, Márcio Botelho, a secretária de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gabriela Campêlo, secretária de governo, Maria do Carmo, e a secretária de Comunicação, Patrícia Cunha. Também estiveram presentes representantes do setor hoteleiro e de bares e restaurantes.

A secretária Gabriela Campêlo, também comentou sobre a possibilidade de realização da festa. "Nosso Carnaval está sendo planejado, está sendo estudado, com muita cautela. Até porque a gente sabe que a pandemia ainda não acabou, e como nosso prefeito sempre fala, o mais importante são as vidas das pessoas e a gente vai estar sempre com isso como prioridade", explicou.

"Agora, o Carnaval está sendo encaminhado, com todo cuidado, com todo respeito a esse momento, e se por acaso acontecer o Carnaval, garanto que vamos estar preparados para esse momento, mas isso não depende só de nós, depende de algo muito maior, de esperas muito maiores, como a OMS, o Ministério da Saúde, e todos os órgãos e instituições responsáveis nesse momento pandêmico", emendou.

Plano 'Vamos Olindar'

A Prefeitura de Olinda apresentou nesta quarta-feira (6) o plano de ações estratégicas para a retomada do turismo da cidade. Para atender a um dos setores mais afetados durante a pandemia de covid-19, a iniciativa, batizada de ‘Vamos Olindar’, prevê a requalificação de pontos turísticos da Cidade Patrimônio, além de ações para impulsionar as belezas do município. O montante a ser investido, porém, não foi especificado.

Para essa retomada, a cidade já conquistou o selo Safe Travels. O reconhecimento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), que busca certificar os destinos que estão alinhados com as normas de segurança sanitárias como forma de estímulo à retomada do turismo global. Olinda foi a segunda cidade pernambucana a receber o reconhecimento.

O prefeito, Professor Lupércio, pontuou que mesmo diante de um quadro pandêmico que acomete sobretudo as prefeituras, a cidade de Olinda segue avançando. “Estamos apresentando um plano de ações para este novo momento do Turismo. O nosso Sítio Histórico é um dos locais mais visitados de Pernambuco e estamos investindo em iniciativas para fomentar ainda mais esse potencial que só nós temos”, afirmou.

Alto da Sé exclusivo para pedestres

Privilegiando a experiência de quem vem visitar um dos cartões-postais mais charmosos do Brasil, o Alto da Sé passa a contar com o acesso de veículos bloqueado aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Apenas moradores e operações de carga e descarga são permitidos. A prefeitura também vai investir em passeios para alunos da rede municipal, eventos e outras iniciativas neste sentido. O passeio com as jardineiras será retomado.

Além disso, para potencializar os serviços de turismo na cidade, a administração municipal irá oferecer uma série de cursos profissionalizantes direcionados a profissionais da área. São capacitações como iluminação cênica, garçom, camareira, guia turístico e outros. As formações são desenvolvidas em parceria com o Senai, Senac e Paço do Frevo.

Núcleo no Sítio Histórico

A prefeitura também anunciou a criação de um Núcleo Administrativo do Sítio Histórico. Composto por equipe de manutenção preventiva e corretiva, time de profissionais integrados nas áreas de segurança, limpeza, iluminação e manutenção de vias públicas. Com dedicação exclusiva para sanar as demandas do local. “Vamos focar também em um trabalho preventivo. Diariamente será feito um relatório, para o monitoramento constante das intervenções que estão sendo feitas e de outras que precisarão ser implementadas”, explicou a secretária Gabriela Campêlo.

O Núcleo Administrativo vai funcionar também com um Centro de Atendimento ao Morador, localizado na Casa do Turista, para receber solicitações e/ou denúncias. Os canais de atendimento ocorrerão via telefone e WhatsApp.

A Praça do Carmo já está recebendo intervenções que estão melhorando a experiência de quem faz uso do local. Como restauro do coreto, paisagismo, revitalização de brinquedos, bancos e equipamentos de exercícios. O espaço irá receber decoração com teto de sombrinhas de frevo na ponte e totens para recolhimento de fezes de animais. Além da colocação das pedras portuguesas das calçadas e a finalização da reforma do chafariz.

No momento, as obras avançam para a finalização da requalificação da igreja de São Pedro, com previsão de reabertura ao público em dezembro de 2021. A revitalização do Mercado da Ribeira encontra-se na etapa de captação de recursos. Haverá também investimentos no fomento de roteiros turísticos, como um Religioso (Católico), Quilombo Xambá, Maracatu Leão Coroado e o do Jardim Botânico.

Além disso, festivais já tradicionais e que movimentam a cultura e a economia da cidade serão retomados. Como o Festival Olinda dá Gosto, que vai ocorrer na primeira semana de novembro, e o Festival da Tapioca, que é inteiramente dedicado à iguaria.

Para este evento, a prefeitura trabalha com três possibilidades. A primeira prevê a realização do festival com número reduzido de tapioqueiras no Alto da Sé. Já na segunda, o festival aconteceria sem qualquer restrição. Nesse caso, a gestão só executaria a proposta com a pandemia controlada. Na terceira, o evento seria realizado no Mercado Eufrásio Barbosa com controle de público.

Tags

Autor