EXPECTATIVA

Vai ter Carnaval? Olinda vai detalhar plano de retomada para o turismo

Detalhamento será feito nesta quarta-feira (9) em coletiva com o prefeito da cidade, Professor Lupércio

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 06/10/2021 às 7:45 | Atualizado em 06/10/2021 às 12:02
Notícia
X

A Prefeitura de Olinda realiza na manhã desta quarta-feira (6) uma coletiva de imprensa para apresentar o Plano de ações para o Turismo, que deve nortear a retomada do setor na Marim dos Caetés. 

A coletiva conta com a presença do prefeito da cidade, Professor Lupércio (Solidariedade), e é realizada no Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal, no bairro do Varadouro.

De acordo com a gestão municipal, no encontro, o gestor vai detalhar o pacote de medidas estratégicas que está sendo implementado para a retomada de um dos setores mais afetados durante a pandemia da covid-19. 

Homem da Meia-Noite e Galo

No começo de setembro, após o Galo da Madrugada anunciar tema e homenageados para uma já esperada folia presencial em 2022, o Homem da Meia-Noite, bloco que abre o Carnaval de Olinda, afirmou ao JC que, à época, ainda não vislumbrava a possibilidade de desfilar pelas ruas. O posicionamento foi dado pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho, que disse esperar uma maior definição de como a covid-19 irá se comportar antes de fazer qualquer planejamento que inclua aglomerações.

"Todas as atividades que pensamos em fazer hoje ainda são virtuais. Não temos nenhum posicionamento ainda [quanto ao carnaval presencial], estamos esperando o tempo passar, ver como a doença vai se consolidar. Respeitamos todas as outras posições, mas pensamos nesse momento com muito equilíbrio, porque vidas, dores e sofrimento estão em jogo", explicou o presidente.

Em 2022, o calunga completará 90 anos de folia. Por isso, assim como aconteceu em 2021, o abre-alas do Carnaval ganhará novos trajes, clipe, tema, e homenageados - em uma celebração que, até o momento, é planejada para ser feita online. "Temos previsão para fazer a coletiva no final de novembro, se for possível, para dar as novidades", disse Adolpho. Também será lançada a nova camisa do clube através da página oficial, enquanto há previsão para que a sede, localizada em Bonsucesso, Olinda, reabra em novembro com "álcool gel, medição de temperatura e limite de entrada", segundo ele.

Pensa parecido o Elefante de Olinda. "A gente não discutiu ainda a questão de ir para rua, de fazer presencial ou não. Até porque o posicionamento da gente é o mesmo do ano passado, de que só vale a pena ir se todo mundo estiver imunizado, se tiver realmente condições sanitárias que garantam a segurança dos foliões", disse o organizador Anax Botelho. Mesmo assim, já serão produzidas camisetas para arrecadar fundos para a festa, seja presencial ou não.

Durante coletiva de imprensa no dia 1º de setembro, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, anunciou o tema do maior bloco de rua do mundo para o Carnaval de 2022: "Viva a Vida, Viva o Frevo!". “A gente acredita muito na força desse tema, que traz uma exaltação à coisa mais nobre que temos, que é a vida. Foi bastante discutido, e a gente achou que é um tema curto, mas que diz tudo para quem gosta da vida, de carnaval e de frevo”, explicou o presidente, durante coletiva de imprensa híbrida, realizada presencialmente e também transmitida pelo YouTube.

Carnaval no Recife

No Recife, o prefeito João Campos (PSB) instalou em setembro a Comissão Interna do Carnaval, formada por diversas secretarias do município. O grupo ficará responsável por deliberações e ações administrativas relacionadas ao Carnaval 2022. A realização do evento ainda não está definida e dependerá do parecer das autoridades sanitárias. O objetivo é garantir o cumprimento de prazos, a articulação externa e todas as demandas pertinentes ao ciclo carnavalesco.

“A gente está formando, no dia de hoje, a comissão do Carnaval. Vai ser uma comissão constituída pelas secretarias do município que têm atuação direta na construção e na realização do Carnaval, para que todos os processos burocráticos e administrativos sejam iniciados, garantindo que o Recife estará apto a realizar um grande Carnaval. Lembramos que a decisão da realização ou não do Carnaval é estritamente das autoridades sanitárias”, disse o prefeito João Campos.

O gestor explicou que a preparação é necessária para que a cidade esteja pronta para o evento, caso seja liberada. “Nosso papel é deixar o Recife apto e preparado para ter um Carnaval. Mais uma vez, a decisão final será das autoridades sanitárias. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer parte da comissão. A partir de hoje, os trabalhos se iniciam, toda parte estrutural e organizacional. Nosso desejo, nossa vontade é que, no próximo ano, o Recife tenha o maior Carnaval da sua história”, completou o prefeito.

Formada por titulares de diversas secretarias e órgãos envolvidos no evento, a comissão vai disparar, de forma imediata, uma ação integrada, incluindo o acompanhamento das atualizações de protocolos sanitários vigentes.

Integram a Comissão as secretarias de Saúde, Cultura, Turismo e Lazer, Infraestrutura, Política Urbana e Licenciamento, Governo e Participação Social, Planejamento e Gestão, além da Assessoria Especial. Em caso de confirmação do Carnaval 2022, o trabalho da equipe agregará outras participações, seguindo até o balanço final do evento.

Tags

Autor