CINEMA

ANIMAGE anuncia os vencedores de 2021; confira a lista completa

A 11ª edição do Festival premiou trabalhos do Congo, França, Chile, Alemanha e Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 18/10/2021 às 13:53 | Atualizado em 18/10/2021 às 14:01
Notícia
X

Os vencedores do 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE) já foram conhecidos. O festival revelou, neste domingo (18), as categorias vencedoras. O Grande Prêmio ANIMAGE ficou com o curta-metragem Bestia, do chileno Hugo Covarrubias.

O filme revisita a violenta ditadura militar ao acompanhar a vida privada de uma funcionária do departamento de inteligência chileno. "'Bestia' apresentou uma sensibilidade única em todas as decisões que são necessárias para um filme de animação, exprimindo o tema da opressão de uma forma tão eficaz na sua linguagem cinematográfica, controle do som, direção de arte e roteiro que se alojou profundamente na nossa memória como uma bala. Intenso, assustador e inesquecível", disse o júri.

A Mostra Competitiva do ANIMAGE desta edição contou com 69 curtas de 26 países. Neste ano, o recebeu 1200 inscrições para a competição de curtas. Esta edição foi realizada com com uma programação híbrida, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, que foi recém-inaugurado após 10 anos fechado.

Confira os vencedores: 

Premiados da Mostra Competitiva 2021:

Melhor Curta - Grande Prêmio ANIMAGE - "Bestia", de Hugo Covarrubias (Chile)

Melhor Curta Infantil - "La Source des Montagnes", de Adrien Communier, Camille Di DioI, Benjamin Francois, Pierre Gorichon, Briag Mallat e Marianne Moisy (França)

Melhor Curta Brasileiro - "Carne", de Camila Kater (Brasil)

Melhor Direção - "GENIUS LOCI", de Adrien Mérigeau (França)

Melhor Roteiro - "Just a Gu"y, de Shoko Hara (Alemanha)

Melhor Direção de Arte - "Moutons, Loup et Tasse de Thé…", de Marion Lacourt (França)

Melhor Técnica - "Machini", de Frank Mukunday e Trésor Tshibangu (Congo)

Melhor Som - "Affairs of the Art", de Joanna Quinn (Inglaterra/Canadá)

Menção Honrosa do Júri: "Tapajós: Uma Breve História da Transformação de um Rio", de Alan Schvarsberg e Cícero Fraga (Brasil)

PRÊMIO ABCA:

Melhor Curta Brasileiro - Escolha ABCA - Prêmio Jeorge Pereira - Carne, de Camila Kater Menção Honrosa do Júri ABCA - Foi Assim e Foi Assado, de Chia Beloto

 

Tags

Autor