TV

Verdades Secretas 2 traz estética de série, mas peca no texto de Walcyr Carrasco

Vendida com o gancho da inovação, folhetim traz algumas características cafonas das novelas da TV aberta

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/10/2021 às 0:03 | Atualizado em 21/10/2021 às 20:28
Notícia
X

A novela "Verdades Secretas 2" finalmente foi lançada na noite da quarta-feira (20) sob forte expectativa do público, fosse por ser o primeiro folhetim totalmente disponibilizado no streaming (com 10 capítulos de uma só vez) ou, é claro, pelas cenas picantes da obra, escrita por Walcyr Carrasco com direção artística de Amora Mautner. A estreia, no entanto, ficou presa na sinopse e não entregou tantos momentos quentes - exceto por uma cena em que o detetive Cristiano (Rômulo Estrela), o novo galã do momento, chega a praticar sexo oral em Giovanna (Agatha Moreira).

A obra acompanha Angel (Camila Queiroz) após a morte do marido, Guilherme (Gabriel Leone). Ela herda todas as dívidas do companheiro rico e perde tudo, precisando voltar ao mundo da moda e, consequentemente, para o "book rosa" - uma prostituição glamourizada em agências de modelos. Giovanna volta de Paris e descobre que não pode herdar a empresa do pai, Alex (Rodrigo Lombardi), já que o corpo não foi encontrado. Assim, ela promete desmascarar Angel, que matou o empresário no último capítulo da temporada anterior.

Leia também: Alex não morreu? Reviravolta em estreia de Verdades Secretas 2 reacende debate

Giovanna contrata o detetive particular Cristiano, que logo vai atrás da lancha onde ocorreu o crime e descobre vestígios de sangue e um projétil - surpreendentemente nunca achado em seis anos do desaparecimento de Alex. Os vestígios acendem a esperança na filha, que retribui ao detetive com muito mais do que "apenas" dinheiro.

Apesar de ser vendida pelo gancho da "disrupção", integrando a estratégia de transformação digital da Globo, essa novela é, de fato, uma novela de Walcyr Carrasco. Quase o mesmo Walcyr de "A Dona do Pedaço" (2019), mas no streaming.

"Verdades Secretas 2" traz algumas características de qualquer outro folhetim do horário das 21h de dez anos atrás: a empregada negra (uma das poucas pessoas negras do capítulo, ao lado Erika Januza) de Angel, o gay caricato que usa bordões já ultrapassados e faz diversas piadas gordofóbicas (Visky, vivido por Rainer Cadete) e uma vilã levemente "forçada" (a própria Giovanna).

Claro que também existem inovações na forma como a obra está sendo concebida, como a direção artística que tenta atualizar o formato do folhetim. A fotografia se aproxima de uma série, característica também já presente na TV aberta tradicional. A trilha sonora, com toques de anos 1980 e abertura de FKA Twigs, é um show à parte. O streaming deu muito mais liberdade para as cenas de sexo, mas esse já é um movimento que vem ocorrendo em todo o entretenimento - e que já está bem mais avançado na gringa.

"Verdades Secretas II" pode ser um lançamento revolucionário com uma escolha conservadora no texto - no sentido de prezar pelo modelo que já é conhecido. Mas, no final das contas, talvez seja justamente disso que o público goste.

Tags

Autor