Acidente no set

Como funciona uma arma cenográfica e como ela pode matar uma pessoa?

Tiro disparado por Alec Baldwin matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, durante a filmagem do filme Rust. Não é a primeira vez que um caso do tipo acontece durante filmagens

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão, Do jornal Correio para a Rede Nordeste

Publicado em 22/10/2021 às 16:19
Notícia
X

O tiro que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, durante a filmagem do filme Rust, aconteceu com uma arma cenográfica disparada pelo ator Alec Baldwin, de 63 anos. O diretor Joel Souza também ficou ferido, mas já teve alta. O caso fez muita gente se perguntar como uma arma usada em filmes pode provocar morte.

A morte é investigada pelo condado de Santa Fé, no Novo México, nos EUA, onde aconteceu. No comunicado à imprensa, a polícia ainda não classifica o caso como acidental, afirmando que isso será determinado pelos investigadores. O ator Alec Baldwin divulgou comunicado lamentando o ocorrido.

A arma cenográfica usada em filmes carrega balas de festim, que em teoria não deveriam causar ferimentos, mas também são perigosas.

É considerada uma arma cenográfica qualquer armamento usado para fins de entretenimento em filmagens. Elas podem ser armas com balas de festim, armas totalmente falsas, feitas com materiais como borracha, ou armas verdadeiras que tiveram algum problema e são consideradas inoperantes. Para dar realismo, algumas vezes são usadas armas reais ao invés de alguma falsa, mas que precisam ser adaptadas para balas de festim por motivos de segurança.

Quando é necessário usar uma arma de verdade, os profissionais responsáveis devem limpar o armamento completamente e revisar com cuidado os espaços para projéteis. É importante que elas não estejam carregadas para evitar incidentes, mesmo com festim, explica o ator W. Earl Brown, segundo o Uol. A orientação é sempre tratar as armas como se estivessem carregadas.

Munição

As balas de festim são as mais comuns em sets. Esse tipo de munição não tem um projétil, que é a parte da munição que é arremessada na direção do alvo. Ela serve apenas para fazer barulho, ajudando a criar o efeito desejado, e não deve machucar.

No caso da morte de Halyna Hutchins, ainda não se sabe que tipo de munição era usada na cena. Não se sabe se a arma estava de fato carregada por algum erro ao seguir o protocolo de segurança, ou se houve algum tipo de problema com o armamento. Inicialmente, a produção afirmou que usava balas de festim.

"Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado", diz comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé.Mesmo sem projétil, as armas com bala de festim ainda são perigosas porque soltam detritos quando disparadas, que podem queimar ou ferir quem estiver próximo.

Outros casos

Já aconteceram casos do tipo anteriormente durante filmagens de filmes. O mais famoso foi em 1993, durante as gravações de O Corvo, quando Brandon Lee levou um tiro de arma cenográfica que estava com duas balas comuns e morreu.

Na hora, a cena continuou e só quando Brandon não levantou no final foi que a equipe notou que ele de fato havia sido baleado. O filho de Bruce Lee não resistiu e morreu aos 28 anos de idade.

Antes disso, em 1984, outro caso famoso foi do ator Jon-Erik Hexum, que acabou atirando na própria cabeça nos bastidores da série Retrato Falado, da CBS. Ele estava gravando uma cena que precisou ser repetida várias vezes e a equipe parou para esperar os responsáveis pelo manuseio das armas.

Dizendo que estava entediado, ele brincou levando a arma à cabeça e apertou o gatilho achando que estava seguro. A força da explosão empurou a pólvora que havia no revólver e como estava perto da têmpora foi o sucifiente para causar uma hemorragia. Ele morreu.

O que se sabe até agora sobre o tiro disparado por Alec Baldwin que matou Halyna Hutchins?

O ator Alec Baldwin está sendo investigado após a tragédia na gravação de "Rust" no Novo México, quando disparou a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia e feriu o diretor na quinta-feira. Halyna Hutchins, de 42 anos, foi ferida quando "uma arma cenográfica foi disparada por Alec Baldwin, produtor e ator", informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé em um comunicado. Hutchins "foi levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, onde foi declarada morta pelos médicos", afirma a nota.

O diretor do filme "Rust", Joel Souza, também ficou ferido. "Ele foi transportado de ambulância" para um centro médico para receber atendimento. A atriz Frances Fisher, que está no elenco do longa-metragem, informou no Twitter que Souza já recebeu alta. "O senhor Baldwin foi interrogado por detetives. Ele fez declarações e respondeu as perguntas. Veio de forma voluntária e deixou o edifício após o interrogatório", afirmou o porta-voz do departamento do xerife do condado de Santa Fé.

Rios disse ao The New York Times que o incidente ocorreu durante um jantar que estava sendo ensaiado e filmado. Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas.

Um porta-voz de Baldwin disse à revista People que "houve um acidente" no set de 'Rust' no Novo México que envolveu a falha de uma arma que deveria ser carregada com cartuchos de festim. "Todo o elenco e os trabalhadores (do filme) estão absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e queremos enviar nossas mais profundas condolências à família de Halyna e a seus entes queridos", afirmou a produção em um comunicado. "Interrompemos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com o departamento de investigação da polícia de Santa Fé", completa a nota.

A Ucrânia disse que seu consulado geral em São Francisco estava trabalhando com as autoridades americanas e falando com os familiares de Hutchins "para fornecer assistência consular e jurídica necessária". As homenagens a Hutchins inundaram as redes sociais.

Sobre o que trata o filme Rust?

Uma produção independente, o filme "Rust" trata da história de um adolescente de 13 anos que é procurado após o assassinato acidental de um fazendeiro. Iniciadas em outubro, as gravações deveriam seguir até novembro. Agora, não se sabe quais serão os próximos passos.

"A produção foi interrompida por agora. A segurança do nosso elenco e da nossa equipe é nossa maior prioridade", informou a equipe de Baldwin à imprensa norte-americana. Baldwin também é coprodutor do filme.

Alec Baldwin é conhecido por atuar na TV americana desde 1980. Ele chegou a receber um Emmy pela participação no programa de comédia "Saturday Night Live", em que interpretava o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ator também participou de filmes como "Missão Impossível" e "A Caçada ao Outubro Vermelho".

O elenco conta ainda com a atriz britânica Frances Fisher, conhecida por seu papel como Ruth DeWitt Bukater, a mãe de Rose (Kate Winslet) no filme "Titanic" (1997).

Tags

Autor