Acidente no set

O que é uma arma cenográfica? Quem morreu no set de filmagem? Veja as respostas para essas e outras perguntas sobre o disparo feito por Alec Baldwin

Tiro matou uma diretora de fotografia e feriu o diretor do filme. O caso aconteceu nessa quinta-feira (21), durante as gravações do filme Rust, no Novo México, EUA

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo, Giovanna Torreão

Publicado em 22/10/2021 às 15:48 | Atualizado em 22/10/2021 às 19:04
Notícia
X

O ator Alec Baldwin disparou a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e feriu o diretor do filme "Rust", Joel Souza, no estado americano do Novo México. O caso aconteceu nessa quinta-feira (21), durante as gravações do filme Rust, no Novo México, EUA. Entenda mais sobre as circunstâncias do caso!

 

Quem morreu no set de filmagem?

O disparo acidental feito pelo ator Alec Baldwin, de 63 anos, atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins. A revista American Cinematographer apontou Halyna Hutchins como uma das estrelas em ascensão da fotografia no cinema em 2019. Hutchnis, que morava em Los Angeles, nasceu na Ucrânia e foi criada em uma base militar soviética dentro do círculo polar ártico, segundo o site da revista.

O site da profissional revela que, antes de trabalhar no cinema, formação que conseguiu em Los Angeles (EUA), Hutchins estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev e chegou a trabalhar como jornalista investigativa em produções documentais na Europa.

Como diretora de fotografia, Halyna Hutchins participou de filmes como "Archenemy" (2020), com Joe Manganiello, "Blindfire" (2020) e "The Mad Hatter" (2021).

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Halyna Hutchins (@halynahutchins)


 

O que é uma arma cenográfica?

A arma utilizada pelo ator Alec Baldwin, no set do filme "Rust" nessa quinta-feira (21) no estado americano do Novo México, foi uma arma cenográfica. Elas podem variar conforme a produção, mas podem ser usadas armas com balas de festim - utilizado na indústria cinematográfica para imitar munição real-, armas completamente falsas, feitas de materiais como borracha, ou armas verdadeiras que, por problemas de funcionamento, se tornaram inoperantes.

Em geral, nos sets de filmagens, costuma-se usar balas de festim, que nada mais são que uma munição sem projétil, parte responsável por ferir fatalmente. Além de serem comuns nas produções de entretenimento, também são muito utilizadas em treinamentos militares.

Um comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé garantiu que "detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado". Mas, em um primeiro momento, a produção do filme informou que o disparo havia sido com balas de festim. A IATSE Local 44, sindicato das pessoas que trabalham na indústria de entretenimento, no entanto, revelou que a arma cenográfica utilizada por Alec Baldwin continha "munição verdadeira'.

"Uma munição real foi acidentalmente usada no set pelo ator principal, atingindo a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, e o diretor Joel Souza. Os dois foram diretamente para o hospital. Infelizmente, perdemos nossa irmã Hutchins que passou de uma ferida", falou o IATSE Local 44. De acordo com o Variety, além disso, a união explicou que quem preencheu os objetos cenográficos, fez a decoração, os efeitos especiais e construiu os departamentos de 'Rust' foi o Novo México, e não os membros do Local 44.

Até o momento, nenhuma acusação foi feita pelo acidente e ninguém foi preso. Segundo o xerife, ainda permanece a "aberta e ativa" a investigação e eles continuam a interrogar suspeitos.

Como funciona uma bala de verdade? E uma bala de festim?

Espoleta, cápsula, propelente e projétil. Essas são as quatro partes que formam a bala ou munição. Ela funciona da seguinte forma, a espoleta é a responsável por gerar a faísca para queimar o propelente, que em alguns casos é pólvora. A cápsula faz o isolamento da pólvora e impede a entrada ou saída de ar ou qualquer outra substancia. Já o projétil é o que mantém a cápsula lacrada até que seja efetuado o disparo. A diferença das balas de festim para as de verdade, basicamente, é que elas não contam com um projétil. Mas, como têm a queima da pólvora, fazem barulho e fumaça.

Qual a idade do ator Alec Baldwin?

O Alec Baldwin, nome artístico de Alexander Rae Baldwin, tem 63 anos e uma carreira extensa no cinema e na televisão, com trabalhos vencedores e indicados às principais premiações do audiovisual.

Nascido no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em abril de 1968, ele teve alguns papéis em séries de comédia na televisão americana até atingir a fama no filme "Beetlejuice".

Baldwin foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2003 por sua atuação no filme "The Cooler - Quebrando a Banca". O ator também recebeu 19 indicações ao Emmy, vencendo em 2008 e 2009, como melhor ator de série de comédia por "30 Rock" .  Recentemente, ele voltou aos holofotes com a interpretação do ex-presidente Donald Trump no programa de comédia "Saturday Night Live", pelo qual também venceu um Emmy.

 

O que aconteceu no filme O Corvo? Como morreu Brandon Lee na vida real?

A morte acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42 anos, durante as gravações do filme "Rust", após disparo de arma de fogo efetuado pelo ator Alec Baldwin, 63, lembrou o caso que vitimou o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, em 1993. 

Filho do também ator Bruce Lee, Brandon Lee morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo, que havia sido carregada incorretamente. O rapaz foi atingido por um tiro na barriga efetuado pelo ator Michael Massee. O caso aconteceu durante as gravações do filme "O Corvo", na Carolina do Norte. Levado para o hospital, Brandon Lee morreu cerca de 12 horas depois, na madrugada de 31 de março.

A arma cenográfica utilizada na ocasião estava carregada com bala de festim, que não tem pólvora, nem detonador, mas também tinha um cartucho com duas balas comuns. Quando o disparo de festim foi efetuado, a outra bala saiu do cano da pistola e atingiu o ator.

Em "O Corvo", adaptação de HQ de mesmo nome, Lee interpretava o protagonista Eric Draven, um cantor que é assassinado e em seguida é revivido por um corvo sobrenatural. Após a morte de Brandon Lee, as gravações foram concluídas por dublês e amigos do ator. O filme foi lançado em maio de 1994, após conversas do diretor Alex Proyas com a mãe de Brandon, Linda Lee Caldwell, e a noiva dele, Eliza Hutton.

Irmã do ator Brandon, Shannon Lee comentou sobre o incidente no set de Rust no Twitter. "Nossos corações estão com a família de Halyna Hutchins e Joel Souza e todos os envolvidos no incidente Rust", postou na conta oficial de Brandon Lee, referindo-se ainda ao diretor do filme, também atingido por um tiro, mas que sobreviveu. "Ninguém deveria ser morto por uma arma durante as filmagens", acrescentou ela.

"Recebemos a notícia devastadora de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, diretora de fotografia da produção 'Rust', morreu ferida no set", relatou um sindicato da indústria cinematográfica, citado pela revista Variety. "Os detalhes não estão claros neste momento, mas estamos trabalhando para descobrir mais e apoiamos uma investigação completa deste trágico evento."


Onde aconteceu o acidente no set de filmagens envolvendo Alec Baldwin?

O incidente aconteceu no Rancho Bonanza Creek, uma locação famosa para filmes nos Estados Unidos, onde foram rodados longas-metragens como "Cowboys & Aliens" e "Longmire".

O que se sabe até agora sobre o tiro disparado por Alec Baldwin que matouHalyna Hutchins?

O ator Alec Baldwin está sendo investigado após a tragédia na gravação de "Rust" no Novo México, quando disparou a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia e feriu o diretor na quinta-feira. Halyna Hutchins, de 42 anos, foi ferida quando "uma arma cenográfica foi disparada por Alec Baldwin, produtor e ator", informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé em um comunicado. Hutchins "foi levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, onde foi declarada morta pelos médicos", afirma a nota.

O diretor do filme "Rust", Joel Souza, também ficou ferido. "Ele foi transportado de ambulância" para um centro médico para receber atendimento. A atriz Frances Fisher, que está no elenco do longa-metragem, informou no Twitter que Souza já recebeu alta. "O senhor Baldwin foi interrogado por detetives. Ele fez declarações e respondeu as perguntas. Veio de forma voluntária e deixou o edifício após o interrogatório", afirmou o porta-voz do departamento do xerife do condado de Santa Fé.

Rios disse ao The New York Times que o incidente ocorreu durante um jantar que estava sendo ensaiado e filmado. Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas.

Um porta-voz de Baldwin disse à revista People que "houve um acidente" no set de 'Rust' no Novo México que envolveu a falha de uma arma que deveria ser carregada com cartuchos de festim. "Todo o elenco e os trabalhadores (do filme) estão absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e queremos enviar nossas mais profundas condolências à família de Halyna e a seus entes queridos", afirmou a produção em um comunicado. "Interrompemos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com o departamento de investigação da polícia de Santa Fé", completa a nota.

A Ucrânia disse que seu consulado geral em São Francisco estava trabalhando com as autoridades americanas e falando com os familiares de Hutchins "para fornecer assistência consular e jurídica necessária". As homenagens a Hutchins inundaram as redes sociais.

Sobre o que trata o filme Rust?

Uma produção independente, o filme "Rust" trata da história de um adolescente de 13 anos que é procurado após o assassinato acidental de um fazendeiro. Iniciadas em outubro, as gravações deveriam seguir até novembro. Agora, não se sabe quais serão os próximos passos.

"A produção foi interrompida por agora. A segurança do nosso elenco e da nossa equipe é nossa maior prioridade", informou a equipe de Baldwin à imprensa norte-americana. Baldwin também é coprodutor do filme.

Alec Baldwin é conhecido por atuar na TV americana desde 1980. Ele chegou a receber um Emmy pela participação no programa de comédia "Saturday Night Live", em que interpretava o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ator também participou de filmes como "Missão Impossível" e "A Caçada ao Outubro Vermelho".

O elenco conta ainda com a atriz britânica Frances Fisher, conhecida por seu papel como Ruth DeWitt Bukater, a mãe de Rose (Kate Winslet) no filme "Titanic" (1997).

 

Tags

Autor