DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O que é o Dia da Consciência Negra? Como foi criado? O que significa racismo estrutural? Entenda tudo sobre a data

A data foi instituída no dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder do povo negro no Quilombo dos Palmares, em Alagoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 20/11/2021 às 6:00 | Atualizado em 20/11/2021 às 10:08
Notícia
X

Desde 2003, o Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro. A data foi instituída no dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder do povo negro no Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Apesar de ser celebrada há quase duas décadas, a data é considerada feriado em mil cidades brasileiras e nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Amapá.

 

Como foi criada a Consciência Negra?

Os movimentos negros reivindicam uma data para relembrar a morte de Zumbi dos Palmares desde 1970. O líder, segundo historiadores, foi executado em 20 de novembro de 1695. "O líder palmarista, apesar de bem protegido, acabou localizado e executado em 20 de novembro de 1695. Sua morte seria comemorada por fazendeiros e autoridades, mas permaneceria firme na memória da população, como símbolo da resistência negra", diz o trecho do livro Enciclopédia Negra (Companhia das Letras).

O que é racismo estrutural 

O racismo estrutural é um termo que resume práticas institucionais que colocam os brancos acima de outras raças na sociedade. O Brasil, por exemplo, tem o histórico de escravização de povos negros e indígenas e, apesar de ter leis que garantam a igualdade racial, a sociedade entendeu que, ao longo de gerações, esses povos são inferiores aos brancos. 

É feriado no dia 20 de novembro?

Apesar de ser instituído há duas décadas, não é feriado nacional o dia 20 de novembro. Apenas cinco estados e mil municípios brasileiros adotaram, por decretos, o feriado da Consciência Negra. Em Pernambuco, embora tenha área de abrangência dos Palmares, não é feriado estadual.

Como se comemora a Consciência Negra?

Em 2021, Pernambuco terá a Marcha da Consciência Negra.  Organizado pela Articulação Negra de Pernambuco e pela Coalizão Negra Por Direitos, a marcha deste ano terá como tema "Povo negro resiste ao genocídio: antes, durante e depois da pandemia!", tendo concentração no Pátio do Carmo, Centro do Recife, a partir das 14h.

Após a Marcha, tem o Festival da Cultura Negra na Praça do Arsenal, a partir das 18h, com grupos, cantores e cantoras, além de DJs.

Tags

Autor