resistência

Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?

Neste sábado, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que morreu em 20 de novembro de 1695 lutando pela liberdade da população negra escravizada no País

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 20/11/2021 às 0:05 | Atualizado em 20/11/2021 às 10:04
Notícia
X

O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo o Brasil neste sábado, 20 de novembro. Com o objetivo de levar a população a refletir sobre a inserção do negro na sociedade, e a luta desse povo pela igualdade racial, a data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que morreu em 20 de novembro de 1695 lutando pela liberdade da população negra escravizada no País. Mas quem foi Zumbi e qual importância ele tem para a história?

Zumbi nasceu livre no 1655 no Quilombo dos Palmares (maior e mais longevo quilombo da história do Brasil), na Capitania de Pernambuco, região da serra da Barriga. Atualmente, o local é União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. No entanto, ao sair dos Palmares foi capturado e entregue a um padre que o nomeou de Francisco e o ensinou a língua portuguesa e o latim.

Anos depois, Zumbi retornou a Palmares e entrou em conflito com o então líder dos Palmares Ganga Zumba. Isso ocorreu porque Ganga Zumba tinha interesse de negociar com o governo de Pernambuco, o que Zumbi não concordava. Na ocasião, foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa.

"Para Zumbi não fazia sentido fazer acordo com o algoz. Então ele se voltou contra Ganga Zumba e logo após assumiu a liderança do quilombo", explicou Wellington Estima, professor de história do Colégio Boa Viagem.

Na liderança dos Palmares, Zumbi comandou a resistência conta as tropas do governo. Nesse período a comunidade cresceu e se fortaleceu. No entanto, em 20 de novembro de 1965, ele foi morto após um de seus companheiros, Antônio Soares revelar sob tortura o seu local de esconderijo.

Para o professor Wellington Estima, a morte física de Zumbi não é mais importante que a vida que o líder dos Palmares construiu. "Zumbi se tornou um ícone de resistência à escravidão e é um dos grandes símbolos do Brasil. Ele possui uma importância histórica muito grande", concluiu o especialista.

Tags

Autor