STREAMING

Estreia documentário sobre a poesia de Bráulio Bessa, do "Encontro com Fátima Bernardes"

Poeta viajou por dez estados brasileiros encontrando pessoas que foram impactadas pela obra dele

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/12/2021 às 10:44 | Atualizado em 22/12/2021 às 10:44
Notícia
X

Vista como a linguagem menos acessível da literatura, a poesia pode ter um imenso potencial popular. Foi isso o que Bráulio Bessa sentiu com o seu quadro no "Encontro com Fátima Bernardes", na TV Globo. Suas palavras inspiraram muita gente em todo o Brasil, estimulando a criação do documentário "Poesia que Transforma", que estreia nesta quarta-feira no Globoplay. O projeto foi idealizado pela pernambucana Duda Martins em parceria com Bráulio. Ela ainda assina a direção ao lado de Chico Walcacer.

Com cinco episódios temáticos (raízes, amor, igualdade, fé e recomeço), o documentário acompanha pessoas de dez diferentes estados que tiveram suas trajetórias transformadas a partir do momento em que suas trajetórias se cruzaram com os versos do poeta. O documentário explora temáticas atuais como racismo, homofobia, intolerância religiosa, xenofobia, entre outros.

"Eu costumo dizer que a poesia, quando o poeta quer, tem o mesmo poder de um abraço. O poder de se adaptar a qualquer pessoa e fazer bem. Independente do físico, da casca, o abraço vai sempre fazer bem a quem está dentro dele. Por isso acredito nessa transformação. Certa vez me perguntaram qual minha maior fonte de inspiração. E eu disse: 'Gente'. Eu me inspiro em gente", diz Bráulio, que é natural de Alto Santo, no interior do Ceará.

"Hoje, percebo ainda mais a força existente na palavra. Percebia isso em cartas, depoimentos, e-mails, abraços, em cada história que meus leitores me contavam, mas agora percorri geograficamente o caminho que a poesia fez e foi muito emocionante. Contar essas histórias é uma grande homenagem à poesia, à esperança, ao amor, à bondade, à sensibilidade humana", continua o poeta.

DIVULGAÇÃO
Bráulio Bessa e esposa, Camila Mendes - DIVULGAÇÃO
GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO
POESIA QUE TRANSFORMA Pernambucana Duda Martins e Bráulio Bessa em documentário para o Globoplay - GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO
GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO
POESIA QUE TRANSFORMA Equipe de documentário de Bráulio Bessa no Globoplay - GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO

Duda Martins conheceu Bráulio nos bastidores do "Encontro", trabalhado na central de atendimento ao espectador. "Quando ele começou o quadro 'Poesia com Rapadura', eu via e pensava: 'que massa, nosso sotaque sendo representado em um espaço tão grande na mídia nacional'. Embora ele seja cearense, eu me sentia também representada. A cada apresentação dele, recebíamos uma chuva de e-mail sobre pessoas falando sobre suas próprias histórias. Ele falava de uma forma tão simples de temas tão importantes e as pessoas se surpreendiam", diz Duda Martins.

"Entendemos como tudo aquilo era muito real. Era sobre o poder da palavra, da poesia, da literatura. Como isso estava transformando a realidade das pessoas", continua. "Costumo falar que a poesia do Bráulio é muito democrática. Ele alcança todo mundo: velhos, jovens, pobres, ricos. Pessoas de todos os extratos sociais, de todas as raças. A gente percebeu isso ao ir conhecer essas pessoas e suas origens. A poesia muitas vezes é vista como rebuscada, erudita e distante da nossa realidade, mas ela é muito presente."

O documentário contou com uma equipe curadora que selecionou os personagens. Em quatro meses de gravações, o projeto passou por cidades como Juazeiro do Norte, Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e mais.

Além dos depoimentos, a série também explora a própria trajetória de Bráulio, que tem uma relação afetiva com a costura, ofício de sua mãe e avó. A cada encontro, um verso bordado é deixado com o personagem, como forma de espalhar simbolicamente a poesia. As peças foram feitas à mão pela artista pernambucana Blenda Souto Maior. “Acredito que os encontros não foram sensacionalistas, nem de comoção. A história de Bráulio é a minha história, a sua história e de tanta gente do Brasil. É assim que nos conectamos com a história dele”, finaliza a diretora.

Tags

Autor