MÚSICA

Conde Só Brega chega aos 67 anos aclamado por João Gomes e renovando público

Cantor assinou com nova produtora, gravou DVD com participações especiais e vem sendo homenageado pelo novo fenômeno do forró: 'Fico feliz demais com isso porque é um reconhecimento pelo meu trabalho de artista'

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 03/01/2022 às 19:30
SÉRGIO ARRUDA/DIVULGAÇÃO
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Conde Só Brega fez dueto com João Gomes no Réveillon Pega Vareta, que reuniu uma multidão no Terminal Marítimo de Passageiros do Recife - FOTO: SÉRGIO ARRUDA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Ivanildo Marques da Silva, o Conde Só Brega, chega aos 67 anos vivendo um novo momento na carreira. No ano passado, quando o mercado de shows ainda não havia retornado, devido às restrições impostas pela pandemia, ele assinou contrato com uma nova produtora e gravou o DVD "Livre pra Voar", com participação de nomes como o cantor e compositor caruaruense Petrúcio Amorim. Nas últimas semanas, tem sido exaltado por um público jovem nas redes sociais. É que João Gomes, cantor do momento no país, tem divulgado seus sucessos em shows e vídeos.

Na virada do ano, o jovem de 19 anos convidou o veterano para uma participação num show de réveillon no Terminal Marítimo de Passageiros, no Recife. O dueto foi filmado pela ProRec e será lançado em breve no canal do YouTube do bregueiro. "Eu acho que nunca tinha visto uma multidão daquela. Fiquei muito emocionado. Fiquei até rouco, ainda estou rouco", diz Conde, em entrevista ao JC.

Clássicos do brega

Nascido e criado na Mustardinha, Zona Oeste do Recife, Ivanildo Marques ganhou o atual apelido ainda bebê por ter nascido com cabelos e olhos claros. Sua carreira artística começou na tocando numa banda do seu pai, a Águia Seis. Ele também liderou a Forró com Charque, uma banda de pé de serra. Só no final dos anos 1990, com um novo crescimento do brega, ele chamou amigos para fundar a Banda Só Brega.

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Capa do primeiro álbum da Banda Só Brega, lançado em 2000 - REPRODUÇÃO DA INTERNET
REPRODUÇÃO DA INTERNET
Foto promocional do começo da Banda Só Brega, nos anos 2000 - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Da mesma geração da Labaredas, a Só Brega trazia influências de cumbias e outras latinidades. O vocalista também chamou atenção por suas performances marcantes, com gesticulações e danças. De lá para cá, gravou oito discos, com sucessos como "A Vida é Assim", "Azafama" e "Espelho do Poder", além de quatro DVDs.

Contudo, todo esse conteúdo chegou na era digital sem qualquer distribuição profissionalizada. Esse trabalho só vem sendo realizado agora com sua entrada na On Produções, que ganhou espaço no mercado do brega em 2018.

Nova fase

"Eu vivia uma situação complicadíssima. O relacionamento com o empresário que eu tinha já não estava bem. Quando chegou a pandemia, foi o motivo para nos separar. Ele não me ajudava em nada. Não só esse último, como os anteriores também", admite Conde. "De qualquer forma, sou grato a todos, pois hoje estou bem. Tô vendo a minha carreira avançar, enquanto tem pessoas que, trabalhando daquela forma, nunca vão pra canto nenhum".

ON PRODUÇÕES/DIVULGAÇÃO
PARCERIAS Sheldon, Conde Só Brega e Petrúcio Amorim na gravação do DVD "Conde - Livre pra Voar" - ON PRODUÇÕES/DIVULGAÇÃO

"A On Produções me pegou numa situação de pandemia, estendeu as mãos. Isso rendeu muito para o meu lado artístico, pois foram surgindo oportunidades e graças a Deus estamos crescendo. Gravamos um DVD que o resultado foi o melhor possível. Eu nunca tinha feito nada com aquela qualidade", conta.

Participaram as cantoras Dayane Henrique (ex-Amigas do Brega) e Francine Ropper (ex-Banda Torpedo), do time da On Produções, além de Sheldon e Petrúcio Amorim, por quem Conde nutre uma grande admiração.

Apreço do público jovem

A aproximação com João Gomes surgiu de forma espontânea. Natural de Serrita, no Sertão, o jovem cresceu ouvindo o Conde por conta dos pais. "O pessoal da minha produtora via ele publicando vídeos e entrou em contato. Pude o conhecer pessoalmente e não sabia do carinho tão grande que ele tem por mim. Eu fiquei impressionado com a humildade dele, da família e da equipe. São pessoas pé no chão, uma coisa incrível", diz Conde.

Eles cantaram juntos "Espelho do Poder", canção que já está no repertório oficial de João, que ainda a interpretou num vídeo do Instagram para pedir ajuda às vítimas das enchentes na Bahia, acumulando 8 milhões de visualizações. Essa música, inclusive, ainda surpreende por sua composição atemporal que clama por mais saúde, educação e menos miséria para a população.

Conde relembra que compôs "Espelho do Poder" quando morava no Janga, bairro do Paulista, Grande Recife. "O meu quarto tinha uma varanda que enchia de pássaros. Eles eram lindos. Quando você escuta o cantar de pássaros pela manhã, nota que nós humanos não cantamos nada. São eles quem cantam para a mãe natureza", diz, em referência ao começo da música ("Eu queria ter o dom para poder cantar / Igual aos pássaros que Deus fez para viver"). "Quando terminei, pensei: 'Nunca mais faço uma letra dessa'."

Outra canção favorita de João Gomes é "Estrela". "Essa eu compus para uma namorada minha que era morena de olhos claros. Daí vem o trecho 'Seus olhos tem um brilho de estrela, que me fascina'". O dono do sucesso "Meu Pedaço de Pecado" não é uma exceção, pois músicas lançadas pela Só Brega no começo dos anos 2000 ainda possuem apreço por muitos jovens, carregando uma afetividade muito forte.

"Eu fico feliz demais com isso porque é um reconhecimento pelo meu trabalho de artista. Eu sou humilde e tenho um bom trabalho. Sempre procurei fazer músicas com conteúdos, com letras, nada que maltratasse ou que tivesse duplo sentido. Sempre gostei de passar mensagens."

Ele ainda acredita que o brega vem sendo mais valorizado nos últimos anos. "Após a morte de Reginaldo Rossi, a coisa caiu um pouco, mas está voltando por conta das pessoas que estão trabalhando. Eu mesmo arrasto um bocado de gente quando toco. Tem local que enche, outros continuam a mesma coisa. Mas quando chego, sinto um público maior, claro que também por conta do trabalho que a On fez", finaliza.

Comentários

Últimas notícias