EDITORA

Jornalista Marcelo Pereira é o novo presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Marcelo, que fez parte da equipe do JC por mais de 30 anos, assume o cargo antes ocupado por dois anos pelo escritor Sidney Rocha

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 26/01/2022 às 9:57
ALEXANDRE GONDIM/ACERVO JC IMAGEM
CONSELHEIRO Jornalista, que por três décadas integrou o JC, há quatro anos avalia obras - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

O jornalista Marcelo Pereira foi anunciado nesta quarta-feira (26) como o novo presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) até dezembro de 2022, quando chega ao fim sua participação no colegiado. Marcelo, que fez parte da equipe do JC por mais de 30 anos, assume o cargo antes ocupado por dois anos pelo escritor Sidney Rocha.

Com quatro anos de contribuição, Marcelo é o conselheiro mais antigo da Cepe, começando agora o último ano como membro do colegiado. “Depois de analisar livros enviados por escritores e escritoras, o conselho recomenda ou não as obras à editora, para publicação”, diz ele. “Fazemos a leitura de livros voltados para o público infantil e para adultos.”

O Conselho Editorial é um dos caminhos para publicação de livros pela Cepe, já que tem como missão avaliar obras originais apresentadas por autores e autoras. É ainda atribuição do grupo julgar títulos submetidos a prêmios de concursos literários promovidos pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

Marcelo explica que o presidente só vota em casos de empate. No ano passado, por exemplo, 112 livros receberam parecer do conselho e 20 obras foram julgadas para o Prêmio Hermilo Borba Filho, da Secult-PE. Afora o Conselho Editorial, há mais duas formas de se publicar pela Cepe: ser vencedor do Prêmio Cepe Nacional (garante a edição sem custo, assim como as obras aprovadas pelo colegiado) ou bancar a própria publicação.

Integram a atual composição, além de Marcelo Pereira, a professora da Universidade Federal de Pernambuco Brenda Carlos, a escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim, o médico e escritor Luiz Cláudio Arraes e o jornalista Evaldo Costa.

Quem é

Marcelo Pereira se formou em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1986. Um ano depois, atuou como repórter sênior do Globo Esporte até 1990, quando tornou-se repórter deste JC, onde ficou por 30 anos entre os cargos de editor assistente, editor executivo de Cultura e Esportes, coordenador de Esportes e do Escrete de Ouro e colunista de música.

Comentários

Últimas notícias