MÚSICA

Paço do Frevo celebra oito anos com programação durante todo o mês de fevereiro. Confira

Ações incluem oficinas, roda de conversa e lives-shows de Maestro Forró & Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Hugo Linns, Luciano Magno e Banda de Pau e Corda

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/02/2022 às 15:05 | Atualizado em 07/02/2022 às 15:08
Notícia
X

O Paço do Frevo comemora oito anos de funcionamento nesta quarta-feira (9), na mesma data em que é celebrado o Dia do Frevo. Para não passar o aniversário em branco, o centro de referência em salvaguarda do patrimônio imaterial da humanidade realizará uma programação durante todo o mês de fevereiro. O começo será ainda na terça, com um show inédito do Maestro Forró & Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, em celebração aos 20 anos do grupo.

Por conta da pandemia, a apresentação será transmitida pelo pelo Youtube do Paço, a partir das 19h, e também terá abertura da Cia de Frevo do Recife, com o espetáculo "Frevariando". A alta de casos da Covid-19 fez com que toda a programação se tornasse virtual: serão realizados shows-lives de Hugo Linns (11/02, às 12h), Luciano Magno (19/02, às 19h) e Banda de Pau e Corda (24/02, às 19h).

HES�ODO GOES/DIVULGA����O
CULTURA Maestro Forr�³ &Orquestra Popular da Bomba do Hemet�©rio e da Cia de Frevo do Recife fazem live para oito anos do Pa�§o do Frevo - HES�ODO GOES/DIVULGA����O

Além dos shows, o dia 20 de fevereiro contará com uma roda de conversa de Guitarra Blues/Guitarra Frevo com Luciano Magno e o guitarrista de blues e rock Rodrigo Morcego. A mediação ficará a cargo de César Berton, pesquisador, músico, guitarrista e professor do IFPE Belo Jardim.

OFICINAS

Também serão realizadas as "Vivências de Dança e Música", às terças-feiras (14h30, 15h, 15h30 e 16h) e aos sábados e domingos (às 14h, 15h, 16h e 17h). Por meio de oficinas de curta duração, abertas a todos e todas, são apresentadas as principais características musicais do Frevo. Na dança, os participantes podem experimentar passos básicos que possibilitam a elaboração e o exercício do improviso, respeitando a diversidade e singularidades dos corpos.

O acesso às vivências é através do ingresso do museu - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita. A apresentação do comprovante de vacinação para a Covid-19 é obrigatória.

Clélio Tomaz
Paço do Frevo - Clélio Tomaz
RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
Museu Paço do Frevo - RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
Museu Paço do Frevo - RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
Museu Paço do Frevo, localizado no Centro do Recife. - RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM

"Muito além de um museu, o Paço do Frevo é um espaço de difusão, experimentação, diálogo e inovação para toda a cadeia de fazedores da cultura popular", fiz observa Maria Garibaldi, diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), instituição responsável pela gestão do Paço do Frevo.

“Por mais um ano, em meio ao cenário pandêmico, estamos investindo todos os nossos esforços para fazer valer a nossa principal missão como gestores de tão importante equipamento para cidade, que é a de fortalecer o Frevo o ano inteiro, em sua diversidade, para além da sazonalidade do Carnaval de Pernambuco. A cultura resiliente se redesenha, a exemplo do próprio Frevo, que jamais deixa de se movimentar e permanecer de geração a geração”, completa.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

Confira a programação

Hora do Frevo - 11/02, às 12h

Show/Live de Hugo Linns

Sábado no Paço - 19/02, às 19h

Show/Live de Luciano Magno

Escola Paço do Frevo - 20/02

Roda de conversa Guitarra Blues/Guitarra Frevo

24/02, às 19h

Show da Banda de Pau e Corda

Tags

Autor