INDEPENDÊNCIA

Fundaj e Universidade de Coimbra promovem exposição sobre 200 anos de independência do Brasil

Exposição ficará na Galeria Massangana, em Casa Forte, a partir de março

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/02/2022 às 19:05 | Atualizado em 14/02/2022 às 11:37
Notícia
X

Neste ano, comemora-se o bicentenário da independência do Brasil. Em memória deste marco na história brasileira, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) inicia, a partir de março, uma série de celebrações. Dentro dessas atividades, a instituição federal fará um intercâmbio com a Universidade de Coimbra, de Portugal, com a abertura de exposições ao público.

Na Galeria Massangana, no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, uma exposição com 38 documentos do acervo da universidade de Portugal será realizada entre os dias 21 de março e 21 de maio. São documentações que detalham as relações antes e depois da era colonial brasileira com Portugal.

Há registros importantes, como a matrícula do primeiro aluno natural do Brasil em Coimbra; a primeira edição do poema “Caramuru, poema épico do descobrimento da Bahia”, do frei Santa Rita Durão; uma notícia do jornal O Paraense, impresso no dia da independência, antes da proclamação; outro recorte de jornal sobre a venda da capitania da Bahia; e uma carta redigida ao imperador do Brasil em 1823, publicada na Gazeta Pernambucana.

Conexões

"Acordos internacionais dessa qualidade são da maior importância para a Fundação Joaquim Nabuco, que, ao longo de sua história, de mais de sete décadas, tem realizado diversas parcerias com Portugal e outros países, como recentemente, acordo de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultura, com a Universidade de Salamanca, na Espanha, e que já tem um fruto concreto: dois livros dedicados exclusivamente ao estudo da obra de Gilberto Freyre", explica Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.

A partir de 7 de setembro, data em que se comemora a independência, a exposição estará em exibição em solo lusitano, no Palácio da Universidade de Coimbra.

Parceiros

A iniciativa é realizada em parceria com Associação da Imprensa de Pernambuco e a Associação Portuguesa de Imprensa, contando também com apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Brasil. As exposições se somam a uma série de atividades da Fundaj que fazem parte das celebrações do bicentenário da independência. Em 2020, houve a exibição inédita do longa “A Viagem de Pedro”, na abertura do Cinema do Porto, neste ano, estão previstos outras ações como uma parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, para a realização de um seminário a respeito do bicentenário, e uma série de publicações, uma delas sob a coordenação do diplomata e historiador André Heráclio do Rego.

Tags

Autor