MUSICAL

Fundaj apresenta espetáculo natalino inspirado no 'Baile do Menino Deus'; saiba como assistir

'O Baile Vai Começar' será encenado no Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 16/12/2021 às 20:43 | Atualizado em 16/12/2021 às 20:54
Notícia
X

Dando continuidade à agenda do Natal dos Bons Ventos, ação promovida junto à Paróquia de Casa Forte, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, nesta sexta-feira (17), o espetáculo musical natalino O Baile Vai Começar. A encenação inicia às 18h, no Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Rua Antônio Vitrúvio, 71, Poço da Panela), com acesso gratuito, aberto ao público.

A montagem propõe uma celebração à identidade regional, principalmente do Nordeste, fazendo uma adaptação do tradicional Baile do Menino Deus, clássico apresentado há quase duas décadas na Praça do Marco Zero - e recentemente reformulado para o formato de filme, por causa da pandemia.

Na peça, papais-noéis, renas e trenós dão lugar a figuras típicas da cultura popular nordestina, como o bumba meu boi e os caboclinhos. Há também participação de orquestra, tocando canções originais, inspiradas nos ritmos e tradições da região. Trata-se de auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas assinadas por Antônio Madureira.

"No Baile do Menino Deus acontece uma convergência de muitos espetáculos da tradição universal e que nós chamamos de tradição popular, como reisado e pastoril. Esses espetáculos cresceram muito aqui no Brasil, ganharam cores e alegorias da cultura africana e indígena. O Baile do Menino Deus, que é um espetáculo moderno, incorpora essa tradição do teatro popular", explica Correia de Brito.

VERSÃO EM FILME

Além do musical O Baile Vai Começar, a Fundaj promoverá ainda três sessões de pré-estreia do filme O Baile do Menino Deus. Este ano, Natal dos Bons Ventos tem como inspiração o poema Congresso dos Ventos, do pernambucano Joaquim Cardozo. A programação segue até o sábado (18). Confira todas as atividades realizadas clicando aqui.

Serviço - Espetáculo O Baile Vai Começar, de Ronaldo Correia de Brito. Sexta-feira (17/12), às 18h, no Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Rua Antônio Vitrúvio, 71, Poço da Panela). Aberto ao público.

Tags

Autor