TEATRO

Espetáculo "Aldeias", inspirado em divindades afrobrasileiras, faz temporada no Recife

Experimento cênico dirigido por Agrinez Melo será apresentado nesta quinta, sexta e sábado, sempre às 20h, com meia entrada para todos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 16/02/2022 às 15:13 | Atualizado em 16/02/2022 às 16:22
Notícia
X

Cantos, cores, movimentos e vivências do imaginário de divindades e personagens do Candomblé, Umbanda e Jurema são revisitados no espetáculo "Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral", que realiza uma minitemporada nesta semana, da quinta-feira (17) ao sábado (19), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife. As apresentações contam com ingressos a R$ 10, valor único, à venda na bilheteria a partir das 19h.

Em cena, um grupo de dez atores e atrizes e dois músicos, dirigidos pela atriz, pesquisadora e diretora recifense Agrinez Melo, vivenciam as potencialidades do corpo ancestral e trazem à tona movimentos, cânticos e histórias que evocam orixás, povos de rua, encantados e outros personagens das religiosidades afropindorâmicas, abarcando as culturas negra, indígena e quilombola.

"Aldeias" propõe um mergulho multi sensorial nos primórdios da vida humana, em sintonia com a ancestralidade e com as forças da natureza. Entre canto e cena, o público é conduzido por questionamentos sobre origem, pertencimento, autoconhecimento e superação. "As aldeias são moradas por onde o ser humano passou. Em cada local, ele construiu a sua", explica a diretora.

TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO
TEATRO Experimento cênico "Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral", dirigido por Agrinez Melo - TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO
TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO
TEATRO Experimento cênico "Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral", dirigido por Agrinez Melo - TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO
TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO
TEATRO Experimento cênico "Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral", dirigido por Agrinez Melo - TALES PEDROSA/DIVULGAÇÃO

"Aldeias" estreou em 2019, com apresentações no Espaço O Poste, sendo um dos desdobramentos da pesquisa metodológica "Poética Matricial dos Orixás e Encantados", encampada por Agrinez Melo. A técnica interliga práticas do Teatro Físico e Antropológico à religiosidade afrobrasileira. Os atores-pesquisadores participaram de oficinas com a diretora e se desafiaram em exercícios e energias corporais compiladas pelos preceitos, que proporcionam visceralidade a interpretações cênicas.

Agora, o projeto retorna após o hiato provocado pela pandemia, trazendo empoderamento e espaço para o sagrado afrobrasileiro, frequentemente estigmatizado pelo preconceito. O elenco do espetáculo é composto por Fernanda Spíndola, Gabi do Carmo, Jorge Féo, Milton Raulino, Raphito Oliveira, Rayssa Barros, Rômulo Moraes, Vânia Vitória, Yasmmym Regina e Washington Sans, além dos músicos convidados Thulio Xambá e Beto Xambá.

Para assistir o espetáculo, é obrigatório uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação com esquema completo. A minitemporada de "Aldeias" conta com incentivo da Lei Aldir Blanc através da Prefeitura do Recife.

SERVIÇO
Espetáculo "Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral"
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quando: De quinta a sábado, dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2022, às 20h
Quanto: R$ 10 (preço único, à venda na bilheteria do teatro a partir das 19h, nos dias de apresentação)
Mais informações: Whatsapp (81) 99689-6091 / Instagram @aldeiasexperimento

Tags

Autor