Centro Cultural Cambinda Estrela promove cursos gratuitos na Zona Norte do Recife
As atividades são voltadas à comunidade do Campina do Barreto
Sediado no bairro de Campina do Barreto, na Zona Norte do Recife, o Centro Cultural Cambinda Estrela está oferecendo cursos de formação em comunicação, produção cultural e educação entre fevereiro e março deste ano.
As atividades do projeto "Afroeducando E Empoderando A População Negra Através Das Tradições, Saberes E Da Arte Educação. Juntos Combatendo O Racismo E Lutando Por Dias Melhores" são gratuitas e destinadas à comunidade do entorno. As inscrições serão realizadas na hora.
O Centro Cultural da Zona Norte existe há 25 anos, atuando em diversas ações de valorização da cultura negra e educação popular para integrantes do maracatu e demais interessados. A instituição é um braço social do Maracatu Nação Cambinda Estrela, que tem 86 anos de tradição, e realiza projetos sociais voltados à afroeducação (valorização da cultura e ancestralidade negra).
- Cambinda Brasileira comemora 100 anos com festa histórica
- Cambinda Brasileira: Guardião da memória do baque solto
- Cambinda Brasileira perde Dona Biu, liderança feminina e madrinha espiritual do maracatu de Nazaré da Mata
- Livro de arte-reportagem foca na intimidade e no respeito à tradição secular do Cambinda Brasileira
O Cambinda atende as comunidades de Chão de Estrelas, Capilé, Arruda, Cajueiro, Campo Grande, Peixinhos, em Olinda. "Desde a pandemia estávamos numa corrida pela a segurança alimentar de 200 familias, assim como manter a entidade de pé, e salvaguardar nossos bens e saberes de alguma forma", conta Wanessa Paula Santos, presidenta da instituição.
O projeto "Afroeducando E Empoderando A População Negra Através Das Tradições, Saberes E Da Arte Educação. Juntos Combatendo O Racismo E Lutando Por Dias Melhores" foi aprovado no edital Juntos para Transformar do grupo Carrefour.
Confira as atividades do mês de fevereiro
19/02 – 09h às 17h30 – Oficina de Áudio Visual da TV Cambinda: A Juventude Preta debatendo o Racismo, Desigualdade e educação através da comunicação
22/02 – 09h às 17h30 – Workshop sobre o baque da nação cambinda estrela e cineclube com o filme “Preciosa”
26/02 – 09h às 17h30 – Oficina de produção cultural, Seminário sobre intolerância religiosa e cineclube sobre a história e cultura dos afoxés de pernambuco;
Serviço
Projeto Afroeducando E Empoderando A População Negra Através Das Tradições, Saberes E Da Arte Educação. Juntos Combatendo O Racismo E Lutando Por Dias Melhores.
Quando: fevereiro e março de 2022
Onde: no Centro Cultural Cambinda Estrela (R. Dr. Elias Gomes, 420 - Campina do Barreto, Recife)
Quanto: gratuito, mas direcionado somente para a comunidade do entorno em fevereiro.