cinema

Cinema São Luiz reabre nesta quinta-feira (24) após dois anos; confira a programação

Retornando no ano em que completa 70 anos, o cinema administrado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) está sob a gerência do jornalista, professor e curador Luiz Joaquim

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 22/02/2022 às 13:49 | Atualizado em 22/02/2022 às 19:54
Notícia
X

Após dois anos fechado ao público, o Cinema São Luiz reabre nesta quinta-feira (24) pela primeira vez desde a chegada da pandemia da covid-19 em Pernambuco. Durante esse tempo, o equipamento cultural - localizado no número 175 da Rua da Aurora - se manteve com um único cartaz: "Cuidem-se. Em breve estaremos juntos". Retornando no ano em que completa 70 anos, o cinema administrado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) está sob a gerência do jornalista, professor e curador Luiz Joaquim. Ele foi anunciado em janeiro depois da morte do programador Geraldo Pinho, falecido em novembro passado.

Para a reabertura, o Cinema São Luiz preparou seis dias de programação. De quinta-feira (24) ao dia 2 de março, serão exibidos seis filmes, dos quais três são inéditos ao grande público. "Ilha de Bergman", da francesa Mia Hansen-Løve; "Um Herói", do iraniano Asghar Farhadi; e "Seguindo Todos os Protocolos", do pernambucano Fábio Leal, são as películas novas apresentadas aos cinéfilos. Por sua vez, haverá a exibição de outras produções, como "A Felicidade das Pequenas Coisas", de Pawo Choyning Dorji. "Rio de Vozes", de Andrea Santana e Jean-Pierre Duret; e "As Aventuras de Gulliver”, de Ilya Maksimov.

O filme que abrirá o novo ciclo do São Luiz será "A Ilha de Bergman", longa-metragem que competiu no Festival de Cannes em 2021. Antes da exibição, o Governo de Pernambuco fará uma homenagem ao programador Geraldo Pinho, falecido em novembro do ano passado. A família do cineasta receberá uma placa em reverência à contribuição para o audiovisual pernambucano e brasileiro.Ele estava à frente do equipamento público desde 2009, quando houve a reinauguração. Antes disso, Geraldo Pinho também tinha sido gestor do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), também ligado à Secult-PE/Fundarpe, e do cinema do Teatro do Parque, a partir de 1993.

"Geraldo Pinho foi um programador que entendia muito da parte técnica, de como operar um cinema, além de conhecer por dentro a produção audiovisual do Brasil. Com esse conhecimento e muita sensibilidade, realizava uma integração entre realizadores e público, deixando um legado imensurável ao cinema pernambucano", apontou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

Quem assumiu a responsabilidade da programação foi o jornalista e professor Luiz Joaquim. Ele já havia assumido a mesma função na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), equipamento que ajudou a implementar em 1998. "Não é o caso de substituir meu saudoso amigo Geraldo Pinho, uma figura tão querida e fundamental não só para minha formação pessoal como para a de algumas gerações de jovens e adultos do Estado. Eu venho para dar continuidade ao legado de formação de público que ele competentemente construiu. O Cinema São Luiz merece ser reconhecido por todo pernambucano como a casa do cinema brasileiro", disse Luiz Joaquim quando foi anunciado ao cargo.

Reforma

Além da pandemia, o cinema retorna com algumas reformas em sua estrutura. Houve a recuperação e instalação do ar-condicionado, a recuperação e calibragem do projetor digital; restauro do teto; higienização das poltronas, carpete e cortina; troca do telhamento. A Fundarpe também informou que uma equipe da sala realizou testes de projeção e do funcionamento dos compressores do ar condicionado central. Por causa pandemia, houve também limitação de espaço, que agora possui uma capacidade de 300 espectadores.  

"Por minha sorte, a equipe que trabalhava com Geraldo está toda aqui. São profissionais muito dedicados, apaixonados pelo cinema como Geraldo. Isso é um bônus extraordinário. Assim como a sociedade está com saudade do São Luiz, eles estão loucos para voltar à ativa e ver essa sala cheia de gente", contou Luiz Joaquim, em entrevista ao JC.

Programação 

A primeira semana de funcionamento da sala de exibição trará uma programação com alguns filmes exclusivos ou inéditos ao público. Como é o caso de "Um Herói", que só estreará nos cinemas a partir de maio, mas terá sessão exclusiva a partir das 19h40 no sábado. O longa-metragem foi vencer do Prêmio do Júri em Cannes, um dos principais da mostra francesa.

Na sexta-feira (25), haverá um momento especial com uma das novas safras do audiovisual pernambucano. Exibido pela primeira vez na Mostra Tiradentes, a produção "Seguindo Todos os Protocolos" terá exibição e debate com o diretor Fábio Leal e sua equipe.

Sessão família

Em resgate à tradição com o público infantil, o Cinema São Luiz também terá a "Sessão Família", que será exibida aos domingos pela manhã - integrando a programação dominical no Centro do Recife. O primeiro filme exibido será a animação "As Aventuras de Gulliver", de Ilya Maksimov. A obra é uma coprodução com a Ucrânia.

A nova programação tem a possibilidade de uma exclusiva para clássicos da sétima arte. "Estamos estudando a criação da 'Sessão Memória', na qual, uma vez por mês, o Cinema São Luiz exibirá um filme não contemporâneo, clássico ou não, para ser debatido com especialistas sob a luz dos dias de hoje", disse Luiz Joaquim. 

O público terá acesso ao cinema entre as quartas e segundas-feiras, tendo recesso apenas nas terças. A decisão muda a forma de funcionamento anterior, com o intervalo nas segundas.

Tags

Autor