LITERATURA

Camilo Cavalcante lança roteiro original de 'A História da Eternidade' em Portugal

O diretor pernambucano Camilo Cavalcante, que assina a publicação, fará o lançamento da publicação na Cinemateca Portuguesa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/03/2022 às 16:22 | Atualizado em 14/03/2022 às 17:30
Notícia
X

O premiado filme "A História da Eternidade" terá o livro com o roteiro original do filme lançado em Portugal nesta sexta-feira (11). O diretor pernambucano Camilo Cavalcante, que assina a publicação, fará o lançamento da publicação na Cinemateca Portuguesa, com uma sessão especial do longa-metragem. O cineasta está se dedicando a um doutorado em Media Artes na Universidade da Beira Interior (UBI), no país lusitano.

A "História da Eternidade" relata a história de amor de três mulheres, vivendo em três gerações diferentes, em meio à paisagem árida do Sertão. Cavalcante desenvolve traz uma perspectiva meditativa sobre condição humana que se completa na fronteira da metáfora e da poesia. Limitadas de um lado pelos instintos humanos, o sertão e seu isolamento, a influência da igreja católica e o machismo, partilham sentimentos, desejos e culpas. 

Lançado em 2020, o livro "A História da Eternidade" traz o universo do filme através de diálogos, cenas excluídas, depoimentos, fotos inéditas do making off, descrições e detalhes que expandem o entendimento e a experiência do longa-metragem - levando ao espectador uma nova ambientação para o longa-metragem.

Local de lançamento, a Cinemateca Portuguesa é, assim como a brasileira, o órgão que tem como missão a salvaguarda e a divulgação do Patrimônio Cinematográfico Nacional. Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro, e tornou-se uma instituição autónoma em 1980.

Jabuti

 

O cineasta, roteirista e produtor Camilo Cavalcante foi finalista com o livro "A história da eternidade: roteiro original do filme", lançado pela Cepe, no Prêmio Jabuti 2021. Ele esteve presente na categoria Artes, do eixo Não ficção, em uma das premiações mais importantes da literatura nacional.

Tags

Autor