FIG

Após dois anos, Festival de Inverno de Garanhuns retorna ao público em julho

O Governo de Pernambuco abriu edital para propostas de composição de grade do festival

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 29/03/2022 às 12:07 | Atualizado em 29/03/2022 às 17:30
Notícia
X

Considerado um dos maiores circuitos do calendário cultural de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado na segunda quinzena de julho de 2022.  Através da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Governo do Estado abriu um edital nacional para as propostas artístico-culturais para a composição da 30ª edição do festival. 

As inscrições poderão ser feitas entre 7 e 30 de abril. O edital do FIG será publicado exclusivamente pela Internet. Os candidatos poderão conferir o edital  e seus anexos  na plataforma Prosas, no sítio www.prosas.com.br, e no Portal Cultura PE, no endereço www.cultura.pe.gov.br

Serão aceitas inscrições em atividades nos seguintes segmentos culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.

"A Fundarpe precisou se antecipar para que tudo estivesse pronto para a realização do FIG. Já em fevereiro deste ano, abrimos licitações para contratação de empresa especializada em locação, montagem, manutenção e desmontagem dos palcos, sonorização e iluminação do Festival. Este edital de convocação de propostas é outro passo importante, fundamental para a construção da grade artística do FIG, um evento que completa 30 edições e sempre foi marcado pela alta qualidade das atrações", apontou o presidente da Fundação, Marcelo Canuto.

Múltiplas expressões

Conhecido por agregar múltiplas expressões na programação, o FIG reunirá shows, cortejos, intervenções, recitais, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de patrimônio cultural, formação e outras atividades culturais nos territórios de Garanhuns.

"O Festival de Inverno de Garanhuns tem uma história grandiosa e inspiradora para os que produzem arte e para os que a desfrutam. Desse edital de convocação artística sai mais de 80% do que o público vai poder conferir. Temos certeza que vamos fazer mais um evento de muito sucesso de crítica e de público" pontua André Brasileiro, que é o coordenador geral do FIG 2022.

"O FIG é um dos maiores festivais multi-linguagens do Brasil e também uma plataforma que conecta artistas e grupos, entre si, e com seu público, promovendo uma circulação que é vital para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco", disse Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

Tags

Autor