SÃO JOÃO 2022

São João do Recife: Vereadores pensam em alternativas após suspensão da festa. Veja sugestão

Prefeito João Campos anunciou suspensão nesta segunda-feira (30), acrescentando que a festa poderia ocorrer no segundo semestre.

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 31/05/2022 às 13:37 | Atualizado em 31/05/2022 às 18:37
Notícia
X

Parlamentares da Câmara Municipal do Recife têm se movimentado para encontrar soluções para a suspensão do Ciclo Junino do Recife 2022. O prefeito João Campos anunciou a decisão nesta segunda-feira (30), acrescentando que a festa poderia ocorrer no segundo semestre.

O vereador Marco Aurélio Filho (PTRB), presidente da Comissão Especial da Câmara do Recife para o Carnaval e São João, propôs em decisão coletiva que a programação do São João seja realizada a partir do dia 29 de junho, Dia de São Pedro.

 

"Como ainda não temos nenhum pronunciamento do Secretário de Cultura, pois estão todos mobilizados com as tragédias, o que fizemos foi pensar numa alternativa, uma decisão colegiada. Essa é uma data mais próxima do que o pessoal que faz o Ciclo quer", diz Marco Aurélio Filho, ao JC.

"Contudo, se chegar no 29 de junho e essa confusão toda continuar, com chuva, não tem como fazer a festa", ressalta o parlamentar.

Sobre os R$ 15 milhões do Ciclo, que seriam destinados às ações para ajudar vítimas das enchentes e desabamentos, o vereador defende que a iniciativa privada viabilize essa possível nova programação. "Agora, não passa pela minha cabeça a hipótese de não ter São João neste ano. Tem que fazer e saber quando será", defende.

Mais movimentações na Câmara

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também informou que será realizada uma Reunião Pública Emergencial para discutir soluções para o Ciclo Junino nesta quarta-feira (1º), às 10h, no Plenarinho da Câmara.

"Vamos pensar em propostas e ações para que possamos atuar, junto ao poder público, em soluções eficientes para o setor cultural direto e indireto, que já vive em situação de emergência há mais de dois anos", escreveu Cida.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) também repercutiu a decisão na segunda: "Não acho correto. O orçamento da PCR é de cerca de R$ 6 bilhões/ano. Pra apoiar quem perdeu tudo não precisa tirar o sustento de quem trabalha na cultura".

Movimento critica decisão

O ACORDE Levante Pela Musica PE, criado durante o ápice da pandemia da Covid-19, também publica que afirma que a cultura pernambucana "está duplamente de luto".

"Musicistas, artistas, técnico/as, produtores/as que moram em áreas de risco no Estado também perderam bens, casas, parentes e amigos por conta das cheias e deslizamentos durante as fortes chuvas. E depois de dois anos de pandemia que retirou trabalho e fonte de renda dessas pessoas, muitas têm nos ciclos como o São João a esperança de um alívio na situação terrível que têm enfrentado", diz.

"As verbas destinadas a saneamento, proteção de morros e socorro às vítimas não vêm do orçamento da Cultura. É um erro achar que basta cancelar um evento que emprega milhares de pessoas para tudo se resolver em outras áreas, culpando o investimento em Cultura pela falta de investimento em coisas básicas para a vidas das pessoas", continua.

O que disse João Campos

Na tarde desta segunda (30), João Campos compartilhou em rede social trecho de entrevista à TV Guararapes em que garante que o Ciclo Junino ocorrerá no segundo semestre, quando, nas palavras dele, for verão e a cidade estiver sendo "restabelecida".

"Deixamos aqui também o nosso compromisso: no verão, no segundo semestre, com a cidade sendo restabelecida, a gente vai dar todo o suporte. A gente vai fazer a valorização, vai poder construir um ciclo favorecendo todos os artistas, fazendo a cultura produtiva do São João, do Ciclo Junino, quando fizemos quando rodamos os editais de fomento, auxílio de Carnaval e os São João [sic] anteriores", completou.

Procurada pela reportagem, a comunicação da Secretaria de Cultura do Recife ressaltou que o comunicado das redes de João Campos era a resposta sobre o tema. Não foi informado, no entanto, se os editais já publicados no Diário Oficial e as contratações já feitas continuam valendo para o segundo semestre.

Tags

Autor