CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS

Chitãozinho e Xororó: veja quem faz a primeira voz e quem faz a segunda voz

Todo o sucesso da dupla foi alcançado com a tradição divisão de vozes da música sertaneja

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/06/2022 às 10:36
Notícia
X

Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho e Xororó está completando 50 anos de carreira. Os irmãos venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos clássicos do sertanejo.

Todo esse sucesso foi alcançado com a tradição divisão de vozes entre a dupla. No linguajar popular, entende-se que a "primerera" é a voz principal da dupla e, por consequência, a "segundera" é a voz que dá forma e ajuda a encorpar determinadas partes da música.

Na prática, esses conceitos eles são relativamente limitados, pois a segunda voz pode ser usada nos mais variados tipos de música.

Quem faz a primeira voz e quem faz a segunda voz

No caso de Chitãozinho e Xororó, essa divisão começou ainda na infância. O talento dos irmãos foi percebido por seu pai no dia em que Rosária, uma das irmãs, rasgou o caderno onde ele anotava as músicas que compunha. Foi então que a pequena dupla apareceu para ajudar, pois sabiam todas as letras e cantavam todas as músicas com afinação.

Xororó fazia a primeira voz, imitando a mãe, e Chitãozinho a segunda, como o pai. Essa configuração costuma se repetir nas gravações da dupla.

Chitãozinho & Xororó: 50 anos de carreira

GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - GUSTAVO SCATENA/GLOBO
GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - GUSTAVO SCATENA/GLOBO

Na TV Globo, o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de História", com direção de Pedro Bial, vai ao ar no dia 1º de junho, após a novela "Pantanal".

Para além de diversos sucessos, Chitãozinho & Xororó são tidos como responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e na televisão na década de 1980.

Tags

Autor