SÃO JOÃO DO RECIFE

São João do Recife: Saiba em qual data festa deve começar, após adiamento

Após suspensão por tragédia com chuvas, programação pode começar ainda no primeiro semestre

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/06/2022 às 9:25 | Atualizado em 02/06/2022 às 13:33
Notícia
X

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, já confirmou que o São João de 2022 do município está tendo o seu calendário redesenhado, após suspensão da programação original por conta da tragédia causada pelas fortes chuvas na Região Metropolitana.

Antes, a programação da festa seria realizada entre 10 e 30 de junho. Cerca de R$ 15 milhões de investimento nos festejos serão destinados às ações para ajudar vítimas.

Embora a pasta ainda não crave datas, o dia mais provável para o começo dessa nova programação é 29 de junho, Dia de São Pedro. Essa foi a data sugerida pelo presidente da Comissão Especial da Câmara do Recife para Carnaval e São João, Marco Aurélio Filho (PTRB), que agradou os demais vereadores.

O presidente da Comissão, juntamente com vereadores como Cida Pedrosa (PCdoB) e Ivan Moraes (PSOL), esteve em uma reunião com o Secretário de Cultura Ricardo Mello na última quarta-feira (1º). Nela, o gestor da pasta demonstrou gostar da sugestão, e até sugeriu que já estaria trabalhando em cima dessa data nos novos esforços.

O que diz a Prefeitura do Recife

Em nota oficial, a Prefeitura do Recife diz que a "festa poderá acontecer ainda no primeiro semestre". " A cadeia produtiva da cultura será contemplada com os recursos anteriormente orçados. O anúncio das novas datas será feito até segunda", diz.

"A realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo, que vem sendo discutido pela equipe da gestão municipal da cultura e representações do ciclo junino. As primeiras informações pactuadas devem ser divulgadas nos próximos dias e já foi garantida a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já havia sido iniciado", diz outro trecho da nota.

Como seria a programação original

ANDRÉA REGO BARROS/PCR
SÃO JOÃO DO RECIFE 2022 Caminhada dos Sanfoneiros na Rua da Moeda e Arsenal, em 2013 - ANDRÉA REGO BARROS/PCR

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o São João do Recife voltaria às ruas com um Ciclo Junino de 20 dias. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial do Município, a programação da festa seria realizada entre 10 e 30 de junho.

A grande novidade do ano seria a inauguração de um polo no Recife Antigo, com decoração, palco, várias atrações, apresentações de quadrilhas e comidas típicas. O polo da Bomba do Hemetério, na periferia da Zona Norte da capital, seria reinstalado. E também haveria o tradicional polo do Sítio da Trindade.

A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife divulgaram os editais de subvenção junina e de atrações artísticas para o São João de 2022 em abril.

Tags

Autor