ARTES VISUAIS

Mais de 150 pinturas, gravuras e desenhos de Lula Côrtes foram mapeados e agora estão reunidos em site

Artista pernambucano é quase que conhecido apenas pela sua produção musical

Romero Rafael
Cadastrado por
Romero Rafael
Publicado em 14/07/2022 às 16:30 | Atualizado em 29/07/2022 às 14:18
FLORA PIMENTEL/DIVULGAÇÃO
ARTISTA MÚLTIPLO Pernambucano é conhecido quase que apenas pela produção musical - FOTO: FLORA PIMENTEL/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A Rede Lula Cortex lança, nesta quinta-feira (14), às 19h, o site https://www.lulacortes.com, que concentra a obra visual de Lula Côrtes (1949-2011), compositor, cantor, instrumentista, artista visual e poeta. O lançamento será com uma live, às 19h.

O site é resultado do projeto de pesquisa Atípicos, viabilizado pelo Funcultura e realizado entre 2020 e 2022, que teve por finalidade mapear e registrar o conjunto de pinturas, gravuras e desenhos de Lula Côrtes em acervos particulares. A equipe buscou valorizar a memória imagética do artista, usualmente conhecido por sua produção no campo musical.

Até então, foram mapeadas mais de 150 obras de Lula Côrtes, registradas através de visitas aos acervos privados de Katia Mesel, Alcione Móes e Manuel Cesário Ferreira Pinto.

De acordo com Nemo Côrtes, coordenador e pesquisador do projeto, "Lula Côrtes teve uma trajetória bem significativa, experimentando várias técnicas e buscando referências em outros países, tendo até realizado experimentações com Salvador Dalí". "Esse projeto é uma forma de situá-lo na rede das artes visuais. É ainda uma forma de tentar dar conta da complexidade e vastidão de sua obra”, completa.

Para além do mapeamento das obras no âmbito das artes visuais, o site também reúne materiais como a discografia, entrevistas, shows, documentários e registros audiovisuais.

Reconhecido por seu pioneirismo em combinar a música popular nordestina com a psicodelia e o rock progressivo, Lula Côrtes iniciou sua carreira musical em 1973 com o disco Satwa. Já em 1975, lançou junto a Zé Ramalho o Paêbiru, disco brasileiro mais raro e valioso de todos os tempos e marco de um momento único da psicodelia. Apesar de prolífica, sua carreira como artista visual segue pouco conhecida por grande parte do público.

Comentários

Últimas notícias