A politização do ambiente das redes sociais, uma realidade do Brasil desde os protestos de 2013, ganhou nova importância nos últimos anos, sobretudo após o pleito de 2018. Com as eleições de 2022, o cenário é de guerra por engajamento a favor de Lula ou Jair Bolsonaro.
Essa disputa ficou ainda mais evidente com a entrada de Anitta, que declarou apoio a Lula, inicialmente no Twitter. O jornalista especializado em análise de dados Pedro Barciela divulgou um gráfico que mostra como ficou o cenário de disputas de narrativas na rede no começo desta semana, após o apoio da cantora.
Anitta conseguiu liderar o agrupamento de perfis a favor de Lula. Já o grupo de Bolsonaro perdeu força, e passou cerca de 48h tentando encontrar alguma nova narrativa para alinhar o discurso. Veja:
Além de Anitta, que tem mais de 60 milhões de seguidores, outro nome que coloca Lula em evidência é Deolane Bezerra, influenciadora digital com 14 milhões de seguidores no Instagram. Ela chegou a viralizar por declarar apoio a Lula e se encontrou com o petista recentemente.
Já assistiu tudo nosso hoje? pic.twitter.com/ZU89MtCDhU
— Anitta (@Anitta) July 13, 2022
Lucas Silveira, cantor da banda Fresno, também vem conseguindo altos números de engajamento com conteúdo pró-Lula. Recentemente, Carlinhos Brown também pautou o petista após ser pressionado a se posicionar. "Para quem ainda tem dúvidas. Respeito os meus, eu quero Lula", disse.
eu prefiro não me posicionar nesses casos sabe @LulaOficial @Anitta https://t.co/tKZQBl3JXk pic.twitter.com/MPQfFaayjU
— Lucas Silveira #VTQMV (@lucasfresno) July 11, 2022
Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Teresa Cristina, Duda Beat, Lenine, Chico César, Gilberto Gil e sua família, Iza e Camila Pitanga estão outros nomes que já declaram apoio ao petista dentro e fora das redes.
Já no âmbito dos atores, nomes em evidência em "Pantanal" como Camila Morgado (Irma), Dira Paes (Filó) e Osmar Prado, o Véio do Rio, estão com Lula.
Artistas que apoiam Bolsonaro
Em 2018, a linguagem das redes sociais era tida como uma vantagem quase que exclusiva do espectro político de Jair Bolsonaro e sua popularidade ia de contas anônimas a influenciadores e artistas - mesmo que a classe artística, em sua maioria, pendesse para a esquerda.
Agora, a bolha bolsonarista conta com o apoio de artistas como Latino. "Ele é o que temos de melhor. Atura ou surta", provocou, recentemente em entrevista. "O Brasil que eu quero: quando o eleitor digitar o 13, que ele seja teletransportado para a Venezuela!", publicou, em montagem.
Que assim seja ! @jairbolsonaro pic.twitter.com/51DVt61mvW
— LATINO (@Latinooficial) July 8, 2022
Outro nome que engaja com conteúdo pró-Bolsonaro é o ator Thiago Gagliasso. Dissonante do irmão, Bruno, ele se coloca como um nome anti-sistema na classe artística. "Pode vir Lula, Anitta, Xuxa, Globo, Pabllo Vittar, Porchat, Doria, Alckmin a PQP… Só estão esquecendo de combinar com o POVO", escreveu.
Pode vir Lula, Anitta, Xuxa, Globo, Pablo Vittar, Porchat, Doria, Alckmin a PQP… Só estão esquecendo de combinar com o POVO, que cada vez mais mostra de qual lado está, BOLSONARO, LULA LADRÃO seu LUGAR é na PRISÃO!
— Thiago Gagliasso (@thigagliasso) July 13, 2022
2 de outubro a melhor pesquisa de todas. As URNAS!
A atriz e influenciadora Antônia Fontenelle, que é pré-candidata a deputada federal, é outro nome que não deixa de manifestar apoio e admiração por Jair Bolsonaro.
Sangue de jesus tem poder! https://t.co/DDqPptxp2j
— Antonia Fontenelle (@ladyfontenelle) July 10, 2022
O candidato à reeleição também continua em alta entre os sertanejos Zé Neto, Zezé Di Camargo, Amado Batista, Chrystian, que formava dupla com o irmão, Ralf, o cantor Sérgio Reis e as duplas Bruno e Marrone, Mateus e Cristiano. Esses, no entanto, têm feito manifestações mais tímidas nas redes.
Comentários