MOSTRA

Instituto Ricardo Brennand recebe exposição de artistas pernambucanos radicados na França

Mostra "Ponto de Não Retorno" conta com obras de seis artistas pernambucanos que residem na França; obras representam a sobrevivência no ecossistema humano

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/08/2022 às 14:24
Notícia
X

A Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand, museu localizado na Várzea, Zona Oeste do Recife, está recebendo a exposição "Ponto de Não Retorno", que reúne trabalhos de seis artistas pernambucanos que residem na França. As obras abordam temáticas referentes à natureza e às simbologias da terra e do tempo.

A mostra reúne cerca de vinte obras e ficará exposto até 4 de setembro. Os trabalhos são dos artistas Jaildo Marinho, Oscar Malta, Ana Araújo, Maurício Silva, Rodrigo Braga e Sérgio Bello, com propostas que versam entre fotografias, esculturas em cerâmica, telas e instalações artísticas.

A visitação ocorre de 13h às 17h com última entrada às 16h30. A entrada custa R$ 40 e 20 (meia), com gratuidade para crianças até 7 anos, Membros do Icom e escolas públicas agendadas.

Sobre a exposição

DIVULGAÇÃO
Obra de Oscar Malta (Sem Título) na exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Obra Fortaleza de Jaildo Marinho na exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Obras de Maurício Silva na exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO

"Ponto de Não Retorno" é resultado de encontros com artistas nascidos ou criados em Pernambuco e que adotaram Paris como sua cidade mãe e que evoca o ausente presente na natureza. As obras selecionadas representam a sobrevivência no ecossistema humano.

A exposição veio para Recife por intermédio de Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand, e conta com apoio do Consulado Geral da França no Recife.

"Durante minha pesquisa de doutorado na França, participei de um encontro com artistas franceses e brasileiros com intuito de debater e compartilhar diferentes expertises entre artistas, curadores e profissionais de museus. E a partir dessa conversa surgiu a ideia do Coletivo Brasil França e da exposição que teve amplo apoio do Consulado da França e do InstitutoRB", explica Galvão.

Sobre as obras

DIVULGAÇÃO
Ana Araújo e Oscar Malta, artistas da exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Rodrigo Braga, artista da exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Sérgio Bello, artista da exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO
XAVIER FORCIOLI/DIVULGAÇÃO
Jaildo Marinho, artista da exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - XAVIER FORCIOLI/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Maurício Silva, artista da exposição "Ponto de Não Retorno", montada no Instituto Ricardo Brennand - DIVULGAÇÃO

Os artistas Ana Araújo e Oscar Malta assinam a instalação audiovisual que dá nome à exposição. Jaildo Marinho participa com a obra Fortaleza, uma outra instalação, em madeira e aço em grandes proporções composta de agulhas gigantes - um instrumento considerado ancestral para o artista.

O Reuso também se faz presente na mostra. Maurício Silva se utiliza de materiais que seriam a princípio descartáveis a exemplo de Aller et retour, no qual o artista guardou bilhetes de metrô e utilizou em sua obra.

Ele também buscou referências naquilo que ele denomina "arqueologia do futuro". Rodrigo Braga indaga a efemeridade da vida através da instalação Plano Base, no qual dois corpos vegetais repousam em assentos concebidos para pessoas, ativando o imaginário de quem as observa.

Sérgio Bello é mais que oportuno também quando retrata as belezas de uma Amazônia sabotada e o nosso Planeta com seus Gritos da Terra.

SERVIÇO
Exposição "Ponto de Não Retorno"
Curadoria: Coletivo Brasil França
Onde: Instituto Ricardo Brennand (Rua Mário Campelo, 700, Várzea)
Período: 2 de agosto a 4 de setembro de 2022
Horário: 13h às 17h com última entrada às 16h30min
Quanto: R$ 40 e 20 (meia), gratuidade para crianças até 7 anos, Membros do Icom e Escolas públicas agendadas.

Tags

Autor