ARTES VISUAIS

Com mais de 100 obras, a exposição "SempreNunca Fomos Modernos" joga luz sobre o Pernambuco modernista

Mostra no Museu do Estado apresenta trabalhos de artistas desde o início do século 20 até contemporâneos

Romero Rafael
Cadastrado por
Romero Rafael
Publicado em 04/08/2022 às 20:56 | Atualizado em 05/08/2022 às 11:52
DIVULGAÇÃO
EXPOENTE Feira de Cabrobó, de José Cláudio, artista que integrou o Ateliê Coletivo, resultado da Sociedade de Arte Moderna do Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

SempreNunca Fomos Modernos é um título exato para o que propõe a exposição que abre - nesta sexta-feira (5), para convidados, e a partir de sábado (6), para o público - no Museu do Estado. Advérbios antagônicos no tom da tensão que estudiosos têm causado neste ano do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo: afinal, a capital paulista e seus artistas de 22 foram os únicos disseminadores no Brasil das ideias modernistas?

A resposta de cem anos é não e está fundamentada no livro Pernambuco Modernista (Cepe), do jornalista, antropólogo e escritor Bruno Albertim, lançado em julho na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Foi da obra que se derivou a exposição. "Existe um modernismo de assento pernambucano que antecedeu e/ou é paralelo ao modernismo paulistano, mas acabou sendo apagado", defende Albertim.

"A dinâmica social tratou de conferir ao modernismo paulista a hegemonia. A gente está num momento de reescrever a história oficial, e o modernismo pernambucano precisa ser reinserido na história da arte brasileira."

Uma seleção de 109 trabalhos, de mais de cem artistas, pinçados desde a década de 20 do século passado até os anos de agora (no que a mostra compreende cem anos de produção artística em Pernambuco), compõe esse atestado visual do modernismo pernambucano em SempreNunca Fomos Modernos. Bruno Albertim assina a curadoria junto com o diretor do Museu do Estado, Rinaldo Carvalho, a especialista em artes visuais Maria do Carmo Nino e a historiadora Maria Eduarda Marques.

DIVULGAÇÃO
PIONEIRO Obra "A Mulher e a Corça (Diana)", de Vicente do Rego Monteiro, artista primordial do modernismo em Pernambuco - DIVULGAÇÃO

O recorte abrange "desde os pioneiros, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro e Lula Cardoso Ayres, passando por artistas que confirmam como o modernismo em Pernambuco é de longa duração e grandioso, como Francisco Brennand e Tereza Costa Rêgo, que atravessaram o século 20 fazendo arte moderna, até chegar ao século 21, com artistas que eu chamo de modernistas contemporâneos", explica Albertim.

DIVULGAÇÃO
CONTEMPORÂNEO Pintura de Jeff Alan, jovem artista do Barro, Zona Oeste do Recife - DIVULGAÇÃO

A disposição dos trabalhos não obedece à cronologia. Eles estão organizados sob eixos temáticos. Há valiosas obras de cânones convivendo com obras de artistas considerados populares, como o ceramista Manoel Eudócio, muito vinculado ao artesanato, ou Tiago Amorim, que nos últimos anos tem ocupado a Alameda dos Mestres da Fenearte. E convivendo também com emergentes, como Diogum, artista preto, filho de um ferreiro do bairro de São José, que, tendo aprendido com o pai a fazer grades, entortou a sina e os códigos de subsistência e opressão para, com o ferro, construir metáfora de liberdade.

O que une cânones até modernistas contemporâneos

Uma fidelidade à construção da identidade (e depois de identidades) é, no campo discursivo, o principal ponto de intersecção possível entre a diversidade de artistas nesse amplo recorte de tempo. Enquanto no Sudeste a arte contemporânea empalideceu a arte moderna, os pernambucanos mantiveram-se firmes na pintura de paisagens e no figurativismo, retratando o homem e seu lugar.

"Até por ter sido periférico, Pernambuco permaneceu muito fiel às características clássicas dessa modernidade, como a paisagem como traço da identidade, que foi fundamental no começo do modernismo, e aqui [no Nordeste] foi agenciada pelo discurso de Gilberto Freyre para definição de uma identidade regional", contextualiza Bruno Albertim.

"A questão da identidade permeia todo esse fazer artístico moderno e contemporâneo, do começo até os dias hoje."

Acontece que, enquanto as primeiras gerações estavam interessadas na formação de uma identidade suprarregional, a de agora discute, em seus trabalhos, outras identidades. Sai de cena o artista homem branco heterossexual, filho dos engenhos e formado na Europa, e surgem os artistas plurais - pretos, periféricos, mulheres, indígenas, transexuais. Eles mesmos - antes analisados por artistas brancos - pintam suas narrativas.

A própria pintura e o figurativismo são também intersecções desses artistas todo, em todo esse tempo. Do ponto de vista da técnica, as obras se correspondem pela paleta cromática com cores mais saturadas, identificadas com a ideia de Nordeste. "Vermelho intenso, azul cristalino, verde atlântico", cita como um poema.

Vanguardista

Há, ainda, um acontecimento que aproximou, mesmo que numa incompreensão, o Recife das ideias modernistas: foi na capital pernambucana, conta Bruno Albertim, que ocorreu a primeira exposição de arte moderna europeia na América Latina. Vicente do Rego Monteiro, pela proximidade com artistas e galeristas, trouxe obras de Picasso, Léger, Miró e Braque, que ficaram expostas numa mostra no Teatro de Santa Isabel. 

"Os jornais estabeleceram um debate público para entender se era arte. Nós vimos, pela primeira vez, as vanguardas europeias."

Comentários

Últimas notícias