TEATRO

Memorial da Medicina de Cultura, no Derby, reabre com espetáculo gratuito; saiba mais

Peça 'Não Vão Nos Matar Agora' marca a estreia da Cia. de Teatro da UFPE, com direção de Rodrigo Dourado e diálogo com o teatro imersivo

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 25/08/2022 às 14:40 | Atualizado em 26/08/2022 às 10:07
ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Não Vão Nos Matar Agora" marca a estreia da Cia. de Teatro da UFPE - FOTO: ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Memorial da Medicina e Cultura, equipamento cultural da UFPE localizado no Derby, área central do Recife, está reabrindo suas portas para atividades culturais nesta sexta-feira (26) com o espetáculo teatral "Não Vão Nos Matar Agora", que tem direção de Rodrigo Dourado. A entrada é gratuita.

A peça também será encenada no sábado (27) e segue em cartaz nos sábados e domingos de setembro (até o dia 24 de setembro), sempre às 19h30.

O projeto também marca a estreia da Cia. de Teatro da UFPE, que surge com desejo de levar peças para além da comunidade acadêmica.

A Cia. e o espetáculo foram contemplados pelo Edital de Apoio aos Conjuntos e Coletivos Artístico-Culturais da UFPE, promovido pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Sobre o espetáculo

ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Não Vão Nos Matar Agora" marca a estreia da Cia. de Teatro da UFPE - ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO
ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Não Vão Nos Matar Agora" marca a estreia da Cia. de Teatro da UFPE - ROGÉRIO ALVES/DIVULGAÇÃO

A peça "Não Vão Nos Matar Agora" foi criada a partir das conjurações da artista e pesquisadora Jota Mombaça, apostando no teatro imersivo. O espetáculo "mergulha no estilhaçamento das identidades e da política no mundo contemporâneo".

A montagem é resultado da cadeira de "montagem pedagógica", do curso de teatro da UFPE, e realizou ensaios abertos no final do mês de maio, contando com um público de cerca de 60 espectadores.

Ao longo do espetáculo, o público é convidado a embarcar numa experiência interativa, sendo provocado para refletir sobre estereótipos e armadilhas de identidade que nos capturam. Também a pensar nas diferenças que nos constituem como sujeitos sociais.

O "teatro imersivo", gênero teatral abordado, convida o público a uma experiência de percepção que envolve corpo, sons, tato e mais.

Conheça o Memorial da Medicina e Cultura

DIVULGAÇÃO/UFPE
HISTÓRIA Prédio que abriga Memorial foi construído entre 1925 e 1927 - DIVULGAÇÃO/UFPE

O Memorial da Medicina e Cultura é um espaço da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), instalado no antigo prédio da Faculdade de Medicina do Recife, situado à Rua Amaury de Medeiros, nº 206, Derby.

Seu prédio, construído para abrigar a Faculdade de Medicina do Recife, foi tombado como Patrimônio Cultural Pernambucano pela Fundação do Patrimônio Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) no ano de 1984 e mais tarde foi restaurado e reinaugurado em 27 de novembro de 1995.

Hoje, se constitui em um centro de democratização, produção e difusão de conhecimentos científicos e culturais que contribuem para promoção da saúde, a preservação da memória e o estímulo à fruição artística.

Atualmente, o prédio é gerido pela Diretoria de Cultura da PROEXC que tem por objetivo coordenar, fomentar, promover e/ou apoiar a produção artístico cultural, em suas várias linguagens, dos diversos agentes culturais ligados à UFPE, bem como as ações de salvaguarda e de divulgação do patrimônio cultural vinculado à Instituição.

SERVIÇO
"Não Vão Nos Matar Agora"
Estreia - 26 e 27/08 (Sexta e Sábado) / Temporada - 02 a 24 de setembro (Sextas e Sábados)
Horário: 19h30
Onde: Memorial da Medicina e Cultura da UFPE (Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby)
Quanto: Entrada Gratuita
Público: 40 espectadores por sessão

Comentários

Últimas notícias