O projeto Ciranda no Pátio, que voltará a realizar encontros gratuitos da manifestação cultural no Pátio de São Pedro, Centro do Recife, começa nesta sexta-feira (2), a partir das 17h30.
A iniciativa da por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife promoverá encontros mensais, sempre na primeira sexta-feira do mês, reunindo grupos de ciranda da Região Metropolitana.
Atrações da Ciranda no Pátio de São Pedro
Nesta estreia, o palco montado no centro do Pátio receberá a Mestra Elisete, Rosa Vermelha do Recife, Mestre Bi a Ciranda Bela Rosa.
A cantora Isadora Melo também vai se apresentar, promovendo o encontro entre gerações, estéticas e referências culturais diferentes, que convergem na força plural e ancestral da música que emana do Recife.
A Ciranda no Pátio resgata uma programação tradicional que era oferecida no 1970. Há 50 anos, a ciranda era a "dança da moda pernambucana", como se refere o pesquisador e folclorista Evandro Rabello, no livro "Ciranda: dança de roda, dança da moda" (1979).
Um dos poucos registros em áudio do Mestre Baracho, lenda da ciranda em Pernambuco, é justamente disco "Ciranda no Pátio de São Pedro – Baracho e seus Cirandeiros" (1976), álbum gravado ao vivo e lançado pelo selo Cactus.
A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, convidando recifenses e visitantes de volta ao local.
"A retomada das atividades culturais como calendário no Pátio de São Pedro é mais um símbolo do retorno da Cultura às ruas após tantas restrições. E nada como voltar ao Pátio numa legítima ação de salvaguarda da brincadeira popular, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado", celebra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem.
Domingo
Neste domingo (4), a cultura popular volta a desfilar suas tradições no Pátio de São Pedro, com a apresentação de três agremiações, a partir das 14h, para embalar os frequentadores dos restaurantes e dos espaços culturais.
Os domingos culturais no Pátio serão agenda fixa nos próximos meses, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.
Comentários