ATOS EM BRASÍLIA

INVASÃO EM BRASÍLIA: veja as obras de arte que foram alvo de vandalismo

Tela de Di Cavalcanti foi furada, vitral de Marianne Peretti danificado e peça de Victor Brecheret sumiu

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 08/01/2023 às 20:23 | Atualizado em 08/01/2023 às 23:18
Divulgação
Tela de Di Cavalcanti foi furada em seis lugares por vândalos que invadiram a sede dos três poderes em Brasília - FOTO: Divulgação

O patrimônio artístico brasileiro também foi alvo dos vândalos bolsonaristas que invadiram e destruíram as sedes dos três poderes em Brasília neste domingo (08) - os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

Um das obras atingidas foi a pintura As Mulatas, de Di Cavalcanti (1897-1976), que fica no terceiro andar do Palácio do Planalto. Imagens mostram que a tela foi furada em seis lugares.

Um vitral da artista plástica Marianne Peretti (1927-2022) no Congresso Nacional também foi danificado.

Acervo Câmara dos Deputados
Bailarina é uma escultura em bronze do italiano Victor Brecheret e sumiu durante ato de vândalos bolsonaristas em Brasília neste domingo - Acervo Câmara dos Deputados

Funcionários da Câmara dos Deputados informaram ainda que não encontraram a obra Bailarina, uma escultura de bronze do escultor italiano Victor Brecheret (1894-1955). O artista foi considerado o introdutor do modernismo na escultura brasileira.

Móveis e objetos também foram destruídos. O brasão da República foi retirado do plenário do STF.

Segundo o líder do governo Lula no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um relógio dado de presente a Dom João VI, do século 19, também foi danificado.

"Acabei de chegar no Palácio do Planalto para receber o presidente Lula, o cenário é de caos! Obras de arte históricas foram destruídas, entre elas uma pintura de Di Cavalcanti e um relógio do Século XIX que foi dado de presente para D.João VI", escreveu o senador nas redes sociais.

DI CAVALCANTI

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e um dos grandes expoentes do modernismo no Brasil. Reconhecido como um dos melhores pintores nacionais. (Veja aqui obras de Di Cavalcanti).

MARIANE PERETTI

Mariane Peretti viveu 94 anos e morreu no Recife. Marianne foi a única artista mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília.

A artista tem uma série de obras instaladas no Congresso Nacional, entre painéis e esculturas. Entre suas obras mais famosas, estão os vitrais da Catedral de Brasília. Marianne também criou vitrais para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Palácio do Jaburu e o Memorial JK.

A artista tem obras em vários prédios de Oscar Niemeyer em outras partes do Brasil e do mundo: na sede da Revista Manchete (Rio de Janeiro), no Edifício Burgo (Turim, Itália) e na Maison de la Culture du Havre (Le Havre, França). (Com informações da Agência Senado)

 

 

Comentários

Últimas notícias