O sambista Xico de Assis dá início a mais uma temporada de shows. No próximo sábado (25), a partir das 17h, ele estreia do Frege, novo point do Bairro do Recife, que funciona desde o início deste mês na Avenida Rio Branco, uma das vias mais badaladas do bairro.
Clássicos da música popular brasileira são apresentados numa autêntica roda de samba, onde o público, além de renovar as energias com o axé característico das performances de Xico, participa também cantando junto à estrela da casa.
“O palco, para mim, é algo sagrado. E, no caso, a roda de samba, idem. Cantar e deixar o meu público feliz é a minha missão. Por isso faço questão de envolver todos que estejam presentes. Deixo à vontade para que dancem, cantem comigo ou ao menos para que garantam uma boa pinta”, enfatiza Xico, que, durante mais de três anos (de meados de 2016 ao início de 2020), lotava, semanalmente, a Mercearia do Braz, no bairro da Boa Vista.
Na casa nova, o sambista pretende adotar uma proposta semelhante. “Faremos um resgate daquele período em que a nossa música trouxe muita magia, descontração e boas histórias para o bairro da Boa Vista. Agora com o resgate da boêmia e das festas de fim de semana no Recife Antigo”, destaca.
Nos palcos e nas rodas de sambas há mais de quatro décadas, Xico de Assis se destaca como um multiartista. Alem de intérprete, ele demonstra total domínio cênico e costuma criar os roteiros e dirigir suas apresentações em bares, teatros, casas de show ou eventos de rua.
No repertório do artista destacam-se compositores de samba da nova geração e, principalmente, os da velha-guarda, como Assis Valente, Donga, Geraldo Pereira, Noel Rosa, Cartola, Wilson Batista, Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Mauro Duarte, Monarco, Silas de Oliveira, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, entre outros.
CARREIRA
O artista começou cantando ainda criança na Rádio Clube de Pernambuco, no programa A Festa do Guri, na década de 1970. Estudou técnica vocal, mas considera o teatro e a experiência de cantar “na noite” recifense as suas grandes escolas de formação musical.
Já realizou temporadas em diversos bares da capital pernambucana, entre eles Seu Cafofo (Zona Norte do Recife), Banquete (Santo Amaro, área central da cidade), Mercearia do Braz (Boa Vista), Espetinho Benfica (Zona Oeste), Mafuá do Januário (Boa Viagem), Parnamirim 121 e Confraria do Lelo (ambos na Zona Norte). Também cantou em espaços e eventos alternativos, como Teatro da UFPE, Teatro Capiba, Livraria Cultura, Baile dos Artistas; Carnaval Multicultural do Recife e Janeiro de Grandes Espetáculos.
Serviço:
Xico de Assis no Frege
Quando: todos os sábados, a partir de 25/02/2023
Horário: 17h
Endereço: Avenida Rio Branco, 155, Recife
Valor do couvert artístico e outras informações: (81) 99407-4431
Comentários