Premiado pela Unesco, festival de cinema voltado à educação chega em Pernambuco

Festival Takorama pode ser acessado por educadores e pais de Pernambuco neste mês de junho, até o dia 30
Emannuel Bento
Publicado em 07/06/2023 às 11:20
Takorama - Festival Internacional de Cinema pode ser acessado em escolas ou de casa Foto: DIVULGAÇÃO


O Festival Takorama, ganhador do 1° lugar do prêmio Global da UNESCO MIL, pode ser acessado por educadores e pais de Pernambuco neste mês de junho, até o dia 30. Esse é o primeiro festival internacional de cinema desenvolvido para espaços educativos. O objetivo principal é engajar estudantes através do cinema e educar para o uso de telas de maneira saudável, criativa e responsável.

Nesta quarta edição, o Takorama oferece uma seleção de filmes de animação para escolas de todo Brasil. Os filmes trazem abordagens sobre ecologia, tolerância, empatia, amizade e cidadania. Há filmes de diversos países. São 15 curtas-metragens de diversos países, com duração média de cinco minutos, sem publicidade.

 

"As telas e a tecnologia mudaram a forma como nos relacionamos com o conhecimento e o aprendizado. Por isso, é muito importante estimular a educação da imagem nas escolas. O projeto foi desenvolvido para apoiar os educadores a educar com cinema. E que, de uma maneira lúdica, possam engajar alunos hiperconectados e prepará-los para o mundo digital", destaca Liana Vila nova, diretora do festival na América Latina.

Em 2021, o Takorama recebeu o primeiro lugar da Unesco, reconhecendo-o como a melhor iniciativa no mundo de letramento midiático e educação da imagem (Prêmio Global Media and Information Literacy Awards).

Naquela edição, o festival atingiu um público de 500 mil pessoas em 115 países. Em 2020, pela primeira vez, o projeto foi selecionado no edital realizado com recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures.

Como assistir

DIVULGAÇÃO - Takorama - Festival Internacional de Cinema pode ser acessado em escolas ou de casa

Parar acessar ao Festival Takorama, basta entrar no site do festival (www.takorama.org) até 30 de junho, preencher um rápido cadastro e aguardar uma mensagem que chegará por e-mail.

No e-mail são liberados os links para cada faixa etária e o acesso também ao material pedagógico. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser exibido em espaços educativos e também em casa.

"É fundamental preparar o público jovem e infantil para o crescente fluxo de imagens e telas. Além de combater as fake news e protegê-los dos perigos das telas. Apenas com a prevenção e educação fundamentada é possível construir uma sociedade conectada, responsável e criativa", observa Liana.

O festival possibilita uma maneira lúdica de ensinar com cinema e educar os alunos para o mundo das telas. Cada filme tem um material pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular, como pensamento crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania e que auxilia famílias e professores a promoverem reflexões com o público infantil. Os alunos podem ser júris mirins, votando no seu filme favorito.

Seleção

A seleção é realizada pela Associação Films Pour Enfants e a categorização dos filmes, de acordo com a idade e ciclo escolar, é feita pela Organização Francesa (ORG 3-6-9-12+) que pesquisa o impacto das telas no desenvolvimento infantil. Fundada por Serge Tisseron, membro sênior do Centro de Pesquisa de Psicanálise, Medicina e Sociedade da Université Paris VII.

Conheça alguns filmes

Entre os destaques da programação, está o filme Móbile (Alemanha, 2010), uma animação de pouco mais de seis minutos, indicado para crianças de 3 a 5 anos, sobre uma vaca num móbile que provoca reflexões sobre a amizade e as diferenças. Para a garotada de 6 a 8 anos, vale destacar o francês Como um elefante em loja de porcelana (2O17), um filme com ênfase na criatividade e na perseverança.

Também da França, está disponível A Árvore (2018), que conta a história de um velho num mundo desértico que passa os dias coletando gotas de água para saciar a sede de uma árvore morta, única lembrança de sua filha desaparecida. O filme britânico Ray's Big Idea (2014) trata de um corajoso e pioneiro peixe pré-histórico que desenvolve um plano revolucionário para melhorar de vida.

SERVIÇO
Takorama - Festival Internacional de Cinema
Onde: www.takorama.org
Quando: Acesso gratuito até o dia 30 de junho
Contato para informações: takoramabr@gmail.com
Classificação indicativa: 3 a 18 anos

TAGS
cultura Festival
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory