RUSH: nova "bíblia" da banda Rush já está à venda
"Rush Através das Décadas" já é considerada a maior obra já publicada sobre a banda
Por João Carvalho
Especial para o JC
Os fãs de uma das bandas mais cultuadas do rock mundial podem, finalmente, afirmar: a espera terminou. A editora Belas Letras confirmou os detalhes sobre o lançamento do livro “Rush Através das Décadas”, uma obra que já está sendo declarada pelos seguidores do Rush como a única e definitiva biografia sobre o power trio canadense. Uma verdadeira bíblia sobre a banda.
O livro chega para o público em duas versões: a edição de luxo, limitada, conceituada como edição para colecionador, terá uma capa dura com fitilho e feita com um verniz especial. Além disso, virá num box simulando um case com rodinhas de metal. Marcadores especiais personalizados e adesivos também estão nessa caixa. A outra versão será mais simples, onde apresenta o livro em formato de brochura.
Em 2010, o jornalista e escritor canadense Martin Popoff, autor do livro, trabalhou com os cineastas Sam Dunn e Scot McFadyen, da Banger Films, no premiado documentário “Rush: Beyond the Lighted Stage”. O filme foi o primeiro longa metragem contando a história da banda. Foi depois dessa época que veio a ideia de uma biografia completa sobre a história de Alex Lifeson (guitarra), Geddy Lee (baixo, teclado e vocais) e Neil Peart (baterista e letrista).
“Quem trabalha com documentários sabe que entre apenas uma porcentagem mínima das gravações é usada. O restante acaba repousando num arquivo e é raramente visto ou ouvido por alguém. Para encurtar a história, consegui usar esse arquivo, junto com outras entrevistas que realizei ao longo dos anos, além de algumas citações na imprensa especializada, para fazer com que este livro chegasse ao ponto de trazer algo novo e significativo sobre o Rush”, conta.
Martin Popoff é considerado o jornalista de heavy metal mais famoso do mundo, com mais de 7.000 críticas de álbuns publicados. Ele escreveu muitos livros sobre várias bandas, gêneros de rock e coleção de discos, incluindo "Rush: A história ilustrada"; "Metallica: A história ilustrada completa"; "A Arte do Metal"; e "O Grande Livro do Hair Metal".
“Esta é minha quarta obra sobre o Rush, seguindo "Contents Under Pressure: 30 Years of Rush at Home and Away", "Rush: The Illustrated History" e "Rush: Album by Album”, cita. “Desde então, houve vários desdobramentos interessantes que me fizeram querer escrever”, explica.
A tradução ficou a cargo de Candice Soldatelli, que também foi responsável pelas traduções dos livros de Neil Peart para o Brasil. “Esta é a história mais completa do Rush. Martin Popoff reuniu entrevistas com os três membros da banda e pessoas próximas, como produtores e engenheiros de som, para traçar uma trajetória de mais de três décadas de sucesso”, explica Germano Weirich, coordenador editorial da Belas Letras. “Assim, cada álbum do Rush vai sendo comentado e analisado por quem viveu a história”, diz Germano.
O livro mostra também pontos altos e baixos da carreira do Rush. “É a carreira de uma banda consistente e inventiva, que sempre acompanhou os modismos de forma crítica e procurou usar as novas tecnologias de forma criativa, mas mantendo a essência que os une. É essa história que chega agora ao Brasil, país onde o Rush gravou o apoteótico Rush in Rio e onde cultivou uma multidão de fãs ávidos para saber mais sobre a banda”. Os fãs agradecem.
Rush pelo Brasil
Formada em setembro de 1968, em Toronto, no Canadá, a banda terminou depois da morte do baterista Neil Peart em 2020, em decorrência de um câncer na cabeça. Foi em terras brazucas que o Rush teve o maior público registrado em toda carreira: mais de 100 mil pessoas viram a banda tocar em 2002 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Eles voltaram em 2010 e repetiram o sucesso anterior, com milhares de fãs lotando os shows. Mesmo com tantos seguidores no país, os brasileiros ainda não tinham nenhuma biografia escrita em português sobre a banda, apenas os livros de Neil Peart tinham sido traduzidos e lançados por aqui.