50 ANOS DA FUNDARPE

Abertura da 16º Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é marcada por entrega de medalhas em homenagem aos 50 anos da Fundarpe

A Semana tem como tema "Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros" e segue até o dia 19 de agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 14/08/2023 às 18:35 | Atualizado em 14/08/2023 às 18:41
Notícia
X

A abertura da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco foi marcada pela entrega da medalha Professor José Luiz Mota Menezes, a 50 personalidades e instituições ligadas à preservação patrimonial no Estado. A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (14), no Cais do Sertão. 

 "Estamos abrindo a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco homenageando os 50 anos da Fundarpe e àqueles que contribuem com a salvaguarda da cultura. Nosso estado se diferencia de qualquer outro lugar do mundo pela sua arte e pela sua cultura", disse a governadora Raquel Lyra

"Celebrá-las é garantir o futuro do nosso legado. Estamos fortalecendo as instituições, cuidando das nossas tradições, através não só de uma semana, mas de um trabalho permanente de respeito aos nossos artistas e patrimônios histórico e cultural", completou a chefe do Executivo estadual. 

Tema da Semana do Patrimônio

Promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, a Semana tem como tema “Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros”. Este ano, o evento conta com uma série de ações gratuitas, como palestras, seminários, debates e encontros temáticos, de 14 a 19 de agosto, e conta com a participação de 25 municípios do Estado.

"A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é um convite para que profissionais e instituições que se dedicam à preservação cultural visitem suas memórias e valorizem o legado de suas ações exitosas. Também convida para a construção de uma memória cotidiana e da salvaguarda do patrimônio cultural do nosso estado”, destacou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Por meio da Lei Estadual Nº 17.851/22, a iniciativa se tornou política pública e entrou para o calendário oficial do Estado. O objetivo do evento é ampliar o debate interdisciplinar sobre as formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais de Pernambuco.

“A medalha tem um significado muito grande para a Fundarpe e o Iphan, que lutam pela mesma causa: a preservação do patrimônio monumental de Pernambuco em termos materiais e imateriais. A comenda traz o nome do professor José Luiz Mota Menezes, um grande guerreiro da causa cultural, e tem uma representatividade muito grande para todos os homenageados", ressaltou Jacques Ribemboim, superintendente regional do Iphan em Pernambuco.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, os secretários estaduais Tulio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). Os deputados estaduais Antônio Moraes e Débora Almeida, além do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, e os prefeitos de Macaparana, Paquinha, e de São José da Coroa Grande, Pel Lages, também compareceram.

Tags

Autor