Em celebração ao Mês da Consciência Negra e aos 30 anos do manguebeat (efeméride de 2022), o Pátio de São Pedro recebe, na próxima terça-feira (28), uma edição especial da Terça Negra, evento que celebra as tradições ancestrais de matriz africana na cidade. A programação começará às 20h.
A programação, realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será protagonizada por atrações que há décadas fazem da música e da cultura afro.
Às 20h, 21h e 22h, subirão ao palco da Terça Negra as consagradas bandas Daruê Malungo, Lamento Negro e Pácua e Via Sat, importantes e antigas referências da cultura pernambucana, celebrando as sonoridades que deram origem ao manguebet e as que brotaram naquele estuário musical da década de 1990.
Daruê Malungo também é o nome do centro de cultura popular que Chico Science realizava ensaios junto aos músicos da futura Nação Zumbi, no Chão de Estrelas. Nessa época, a Lamento Negro, por sua vez, foi o grupo que apresentou a Chico Science as sonoridades afro com mais profundidade - e ajudou na realização de experimentações.
Conversa
Mais cedo, às 15h, o MNU promoverá, também no Pátio, na sede do Núcleo da Cultura Afro Brasileira, uma roda de conversa sobre a musicalidade afro no Movimento Mangue, com participação dos mestres Meia Noite, Gilmar Bola 8, Mau com U, Pácua, Joab Malungo, Mavilson Oliveira e Maia do Lamento Negro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Confira os horários da programação:
15h Debate no Núcleo Afro
20h Daruê Malungo
21h Lamento Negro
22h Pácua e Via Sat
SERVIÇO
Terça Negra especial, em celebração aos 30 anos do Movimento Mangue
Quando: nesta terça-feira (28), no Pátio de São Pedro
Onde: Pátio de São Pedro