PROGRAMAÇÃO CULTURAL

CONTORNOS DO TEMPO: Documentário e espetáculo apresentam narrativas de mulheres com mais de 60 anos no Recife

O Projeto idealizado pela artista e comunicadora Natali Assunção tem o objetivo de abordar temas como o apagamento direcionado a pessoa idosa, entre outros

Imagem do autor
Cadastrado por

Yan Lucca

Publicado em 15/01/2024 às 16:13
Notícia
X

Nos dias 23/01 e 24/01, a Caixa Cultural do Recife receberá a estreia do documentário “Ensaio da Memória” e o ensaio aberto do espetáculo “Ensaio do Agora”. As intervenções integram o Projeto “Contornos do Tempo”, da artista e comunicadora Natali Assunção, que aborda a terceira idade e tem como objetivo trabalhar temas de grande relevância. O evento será aberto ao público nos dois dias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada idosa a pessoa com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento e com mais de 65 anos nos países desenvolvidos.

O Brasil, por sua vez, é o sexto maior país do mundo em quantidade de pessoas com mais de 60 anos. No entanto, sofre com um alto índice de abandono de idosos. Em 2023, houve um aumento de 855% no abandono de idosos, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

CONTORNOS DO TEMPO: TEMPO E MEMÓRIA

Divulgação
Revisitando memórias, propagando histórias, valorizando vivências são algumas das propostas do Projeto "Contornos do Tempo" - Divulgação

O Projeto ganhou forma a partir de conversas com nove mulheres sobre a proposta de tema e rendeu quatro obras: um ensaio fotográfico, um livro (em construção), um filme e um espetáculo.

O filme “Ensaio da Memória”, dirigido por Natali Assunção, compartilha a história e vivência de mulheres que falam sobre o tempo. A memória se entrelaça com temas como vivências, amor, sofrimento, sonhos e sociedade.

Quanto ao espetáculo “Ensaio do Agora”, este apresenta três atores que se encontram com as narrativas apresentadas pelas mulheres. O elenco é composto por Analice Croccia, Domingos Júnior e Natali Assunção.

APRESENTAÇÃO NA CAIXA CULTURAL

As apresentações serão realizadas na Caixa Cultural do Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Recife Antigo). Após cada intervenção, haverá uma roda de diálogos.

Na terça-feira (23), a conversa será mediada pela pesquisadora, documentarista e mestra em Educação, Juliana Lima. Já na quarta-feira (24), a roda de diálogo será mediada pela atriz, pesquisadora, dramaturga e produtora cultural, HBlynda Morais.

As apresentações ocorrerão sempre às 20h, com entrada gratuita. A retirada dos ingressos será no local, uma hora antes de cada apresentação.

Tags

Autor