MÚSICA

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Apresentações serão nos próximos dias 23 e 24, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com regência do maestro José Renato Accioly e participação especial do violinista alemão Oscar Bohórquez

Cadastrado por

JC

Publicado em 22/04/2024 às 15:23 | Atualizado em 22/04/2024 às 15:23
As apresentações serão gratuitas, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha Recife - Marcos Pastich/PCR

Na cidade de tantas pontes, a música erudita, seus acordes e compositores célebres sempre se confirmaram travessia entre o Recife e o mundo todo. Por isso, neste mês de abril, a Orquestra Sinfônica do Recife devota seus sopros, cordas, percussões, talentos e emoções às comemorações dos 200 anos da imigração de povos de língua alemã no Brasil, recebendo o violinista alemão Oscar Bohórquez para participar de dois concertos festivos, nos próximos dias 23 e 24 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

As apresentações serão gratuitas, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha Recife. Os ingressos para cada concerto serão distribuídos no dia da apresentação de duas formas: pela internet, a partir das 10h da manhã, no link https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. E presencialmente, a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

A regência das duas apresentações será de José Renato Accioly. O programa preparado pelo maestro contará com três peças: “Três Danças Brasileiras”, do compositor, nascido em São Paulo, Camargo Guarnieri e “A Grande Páscoa Russa”, de Rimsky-Korsakov, compositor russo, mestre em orquestração e integrante de uma celebrada cúpula erudita do século 19, conhecida como Os Cinco, da qual faziam parte ainda Aleksandr Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Moguchaya Kuchka.

A última peça será “Concerto para Violino em Mi Menor”, do alemão Felix Medelssohn, um dos mais executados compositores românticos do mundo. E também populares. É dele a célebre “Marcha Nupcial”, que costuma conduzir dez entre dez casais ao altar no Ocidente.

A execução desta última peça, que encerrará o concerto colocando todos os instrumentos da Orquestra para falar no idioma universal da música e da poética erudita alemã, contará com solo do violinista Oscar Bohórquez.

Serviço

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS