COLUNA LITERÁRIA

Debate na Rádio Jornal reúne acadêmicos da ABL e da APL

Merval Pereira, José Paulo Cavalcanti e Fábio Lucas participam da Super Manhã, às 11h, para celebrar o primeiro ano da coluna Literária no JC

Cadastrado por

JC

Publicado em 23/04/2024 às 0:00
Merval Pereira e José Paulo Cavalcanti - Divulgação

No Dia Mundial do Livro, o JC promove debate, nesta terça, na Rádio Jornal, para celebrar o primeiro ano da coluna Literária, assinada pelo jornalista e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Fábio Lucas. Participam o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, e José Paulo Cavalcanti Filho, integrante tanto da APL quanto da ABL. Para José Paulo Cavalcanti, a literatura é indispensável “num país que precisa desesperadamente de educação, para a construção da cidadania”. O debate acontece durante o programa Super Manhã, a partir das 11h.
“A proposta da Literária, acolhida pelo JC, é realizar a cobertura de eventos e lançamentos de livros sem abrir mão da bibliodiversidade”, diz o colunista Fábio Lucas. “Neste primeiro ano, a oferta de informação variada, em notas breves, foi mesclada com entrevistas mais aprofundadas sobre temas que interessam aos leitores, em busca da relevância no conteúdo que é característica do JC”. Para o segundo ano, o colunista acredita ser possível ampliar essa cobertura, em parceria com o mercado editorial e dentro do projeto de expansão do Livronews – perfil de divulgação literária no Instagram, criado por Fábio Lucas em 2019, que vai estrear site em breve. “O Livronews foi a base da Literária, e a ampliação de seu alcance será percebido também pelos leitores da coluna”, afirma.
Atual presidente da ABL, Merval Pereira ingressou na Academia em 2011, para assumir a cadeira 31, antes ocupada por Moacyr Scliar. Jornalista premiado, o “escritor em tempo real”, na expressão de Eduardo Portela no discurso de recepção a Merval Pereira na ABL, é comentarista da Globonews e colunista do jornal O Globo. Eleito em 2021 para a ABL, por sua vez, José Paulo Cavalcanti assumiu a cadeira 39 da instituição, que antes foi ocupada por outro pernambucano, Marco Maciel. No ano passado, José Paulo ingressou na Academia Portuguesa de Letras, um reconhecimento à expertise na obra de Fernando Pessoa. “Será uma honra debater com nomes dessa envergadura, de notória produção intelectual, que tanto fizeram e fazem pela literatura brasileira”, celebra o colunista da Literária.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS