Até o próximo dia 19 de maio, estará em cartaz, em todo o país, a 22ª edição da Semana de Museus, mobilização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, com adesão de milhares de instituições de todas as regiões brasileiras.
Entre os espaços expositivos do Recife, o MAMAM, o Museu da Cidade, o Museu do Estado e o Murillo La Greca irão aderir à semana, que terá como tema: "Museus, Educação e Pesquisa".
Museu da Cidade do Recife
O Museu da Cidade participa da 22ª edição com a mostra "Pequenos olhares sobre o Museu da Cidade do Recife", que revela a sensibilidade e as percepções dos alunos da Escola Municipal Beato Eugênio Mazenod, do bairro da Imbiribeira, no Recife, sobre o Museu da Cidade.
Até o próximo dia 18, o Museu oferecerá ainda visitas guiadas pela exposição de longa duração "Museu da Cidade do Recife - 40 Anos em Movimento", convidando o visitante a um passeio pela história do Recife por meio de seu acervo.
O Museu da Cidade (@museudacidadedorecife) fica dentro do Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Visitação de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso Gratuito.
Museu Murillo La Greca
Além de uma mostra preparada pela equipe do museu para apresentar, em uma breve linha do tempo, alguns traços que marcaram a trajetória do patrono do espaço cultural em seu tempo-vida, poderá ser vista a exposição "O traçado da pele", reunindo obras de La Greca em sanguínea, carvão e óleo sobre tela.
Também poderá ser vista a exposição fotográfica coletiva "Viver Mover - Desvendando a magia oculta do cotidiano", revelando imagens do cotidiano para refletir sobre o sentido da existência.
O Murillo La Greca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim. Funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
Museu do Estado
No Museu do Estado, nesta sexta-feira (17), de 9h às 12h e de 13h às 17h, a ONG GIRAL, fará uma ação educativa com jovens da periferia e zona rural do município de Glória do Goitá.
No dia seguinte, de 14h às 17h, o Patrimônio Arqueológico Subaquático de Pernambuco, fará um ciclo de palestras com os professores Carlos Rios (UFPE) e os doutorandos, Ricardo Guimarães e Marcelo Lins.
O Mepe fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados e domingos, 14h às 17h.
MAMAM
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) vai inaugurar exposição nova, realizar oficina e ainda promover rodas de conversa e palestras para conciliar ação e reflexão sobre temas relevantes para o cenário artístico contemporâneo.
O grande destaque das atividades da Semana é a abertura da exposição "Auroras", um convite à reflexão sobre a estrutura que sustenta a hierarquia e o sexismo que implementou o apagamento feminino na história da arte ocidental. Confira a programação do MAMAM:
Quinta-feira (16)
14h30 - Abertura da exposição “Auroras”
18h30 - Visita mediada e ação educativa para turmas do EJA. Presencial.
Sexta-feira (17)
9h30 - Oficina de criação de carimbos com cascas de marisco. Com Amanda de Souza, Maria do Carmo, Gustavo Silva, Hayane Silva e Cristiane Silva, no PROCRIU (Comunidade do Bode).
15h30 - Palestras online, com mediação de Rute Silva e Clara Malaquias, no YouTube do MAMAM:
"Arte e Virtualidade: Experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães a partir do Google Arts & Culture”, com Francisca Emanuella.
"Triangulações da artista, crítica, educadora pernambucana Ladjane Bandeira”, com Raquel Nascimento de Brito.
Sábado (18)
15h - Debate "Pesquisa e catalogação de Arte contemporânea", sobre as práticas documentais do museu, com enfoque em performances artísticas. Com Mariza Monteiro, Laura Rebeka, Carolina Moser, Everton Albuquerque. Presencial, no auditório do museu.
O MAMAM (@mamamrecife) fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.