O "Observatório do Frevo", projeto do museu Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, exibe curtas-metragens que falam sobre a história do patrimônio neste sábado (26), às 15h.
Também será debatida a importância do registro audiovisual para o Frevo em uma roda de conversa.
Com o tema "Frevo, Câmera, Ação: Audiovisual, Difusão e Preservação", o encontro vai exibir os curtas "Olha o Frevo" (1970), de Rucker Vieira; "Carnaval de Pernambuco" (1926), da Aurora Filme; e "Pernambucanos da Gema - Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda" (2008), de Katia Mesel.
Participarão do evento Ingrid Xavier e Vitória Victor, da Cinemateca Pernambucana (instituição da Fundação Joaquim Nabuco), e Edinho Moraes, da TV Viva, que desde os anos 1980 produz materiais e registros audiovisuais do Carnaval de Pernambuco.
A mediação é por conta de Amilcar Bezerra, professor da UFPE e pesquisador dedicado à produção cinematográfica e audiovisual sobre o Frevo. A inscrição é gratuita.
Mais atividades
Na segunda (27) o Paço do Frevo realiza o projeto "Passo a Paço". Voltado para educadores de todas as disciplinas e gestores das redes pública e privada de ensino, esta edição debaterá os processos da educação formal e não formal para pessoas cegas, considerando as práticas destinadas para tal público tanto em sala de aula, quanto em espaços externos, a exemplo do museu.
Com o tema "Frevo Inclusivo: Práticas Pedagógicas para Cegos", o encontro pauta conteúdos relacionados com a cultura local, tendo o Frevo como elemento fundamental para tal análise. Será na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena). Com inscrição gratuita, terá intérprete de Libras.