FREVO

Arrastão do Frevo e Roda de Choro abrem a programação de abril do Paço do Frevo no Recife

No Mês do Choro, museu celebra o ritmo com shows sexta e sábado. Domingo, o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul puxa o Arrastão do Frevo pelas ruas do bairro

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 05/04/2024 às 10:37
Notícia
X

O Paço do Frevo, localizado no bairro do Recife, está com uma programação frenética neste de mês de abril. Que for visitar o museu neste fim de semana poderá conferir três projetos que buscam valorizar a cultura pernambucana.

Nesta sexta-feira (5), ao meio-dia, o Paço realiza o projeto Hora do Frevo, que nesta edição traz a Roda Infinito e seu repertório composto por choro e Frevo. Para esta apresentação, o grupo, batizado com um trocadilho da música “Rota Infinito”, do compositor pernambucano Moacir Santos, trará 15 músicos para o palco montado em frente ao Aurora Café, no hall de entrada do Paço do Frevo.

O coletivo foi criado em 2012 e é a roda de choro mais antiga em atividade no Recife/Olinda. Suas apresentações se dão de forma democrática e desempenham, além da manutenção, difusão e formação de público para o choro, uma função didática muito importante para esse gênero, com o conhecimento transmitido entre gerações. Músicos consagrados no choro, como Mestre Chocho, Bozó 7 Cordas, Beto do Bandolim e Marco César já frequentaram ou ainda participam assiduamente de apresentações do Roda
Infinito.

DIA NACIONAL DO CHORO

E para marcar as comemorações do Dia Nacional do Choro, reconhecido em todo o país no dia 23 de abril, o Paço do Frevo continua com a programação festiva neste sábado (6) em homenagem a este tradicional ritmo.  

A Roda de Choro, é um novo projeto do museu que acontecerá a cada 15 dias até o mês
de junho,  das 11h às 12h, no terceiro andar do Paço do Frevo. Professores e alunos da Escola Pernambucana de Choro põem em prática o domínio de instrumentos com apresentação de músicas clássicas do ritmo.

“Rodas de choro em Pernambuco normalmente se encerram com Frevo”, diz o percussionista, compositor e professor da Escola Pernambucana de Choro Júnior Teles, que participa da apresentação deste sábado. Neste dia, também será realizada a Visita com Libras, comandada pela equipe de
Educação do Paço do Frevo, e que faz uma tour pelas exposições do museu de forma acessível
para pessoas surdas. 

Para a Visita com Libras, não é necessário realizar agendamento, basta chegar às 14h e se juntar ao grupo. Apesar de seu foco ser a comunidade surda, qualquer interessado pode participar da atividade, visto que o educador também estará apresentando o espaço museológico pela oralidade.

DOMINGO É DIA DE ARRASTÃO

 Já no domingo (7), o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul promove a exultação do Frevo pelas ruas do Bairro do Recife com o projeto do Paço bastante querido pelo público: o Arrastão do Frevo. A partir das 15h30, a folia, que tem concentração em frente ao Paço do Frevo, se ergue para arrastar amantes do ritmo em um percurso que chega ao Marco Zero e depois retorna ao museu, onde a festa continua.

O Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul iniciou suas atividades em 1952, como trocinha, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Seus desfiles aconteciam nas segundas-feiras de Momo, na Usina Mussurepe, área rural do município.

Com 72 anos de Frevo, tendo passado por Troça Carnavalesca, Bloco Carnavalesco e, enfim, Clube, o Cruzeiro do Sul é uma das agremiações tradicionais mais marcantes no município.

SERVIÇO

Hora do Frevo com a Roda Infinito
Dia: Sexta-feira (5), ao meio-dia
Local: No térreo do museu
Acesso gratuito

Roda de Choro com a Escola Pernambucana de Choro
Dia: Sábado (6), às 11h
Local: No terceiro andar do Paço do Frevo
Acesso com ingresso do museu

Visita em Libras
Dia: Sábado (6), às 14h
Acesso com ingresso do museu

Arrastão do Frevo com o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul
Dia: Domingo (7), às 15h30
Local: Concentração em frente ao Paço do Frevo e desfile pelas ruas do bairro
Acesso gratuito

Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife

Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
Site: https://pacodofrevo.org.br/
Instagram: @pacodofrevo

Tags

Autor